05:50hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
25/04/2013 14h55

Personagens que fazem parte da Nossa História - Aristeu Augusto de Mattos

Aristeu Augusto de Mattos fez parte da história da cidade de Bom Jardim de MInas

por José Francisco Mattos e Silva

Nascido na cidade do Turvo (Andrelândia), em 30 de abril de 1896, Aristeu de Mattos era o quinto filho do casal Saturnino Augusto de Mattos e Maria Carolina da Silveira Mattos. Na cidade de Angra dos Reis/RJ, conhece Lia Correa de Araujo, com quem casou em 18 de janeiro de 1915, na Antiga Catedral do Rio de Janeiro, em 1919 fixa, definitivamente, residência em Bom Jardim do Turvo.

Aristeu Augusto de Mattos foi o médico da cidade de Bom Jardim de Minas por oito décadas, atendendo com extrema dedicação e dignidade. Atendia aos ricos e pobres, fazendo partos, receitando remédios, indo até a zona rural ou nas residências da cidade a qualquer hora dos dias e noites frias de Bom Jardim e região, quando o transporte era cavalo, jamais deixando de acolher quem necessitava de seus serviços, contando com poucos recursos da época. Sua atuação faz parte da tradição oral e as histórias serem foram lembradas por seus filhos Yever, Jair, Ivan, Ivone, Cid, Ruth e Irene, sendo hoje contadas por seu filho Fernando Mattos e por muitos de seus contemporâneos, tamanha sua atuação na cidade que mereceu a justa homenagem do prefeito Nelo Carneiro, quando do projeto de lei que dava ao centro de saúde o nome de Farmacêutico Aristeu Augusto de Mattos.

Todavia, a história de Aristeu Augusto de Mattos em Bom Jardim de Minas não se limitou a atuar como farmacêutico. Sua vida social foi marcada por atividades voltadas nos diversos campos de atuação social, política, empresarial e religiosa. Foi à primeira autoridade escolar do município, sendo nomeado em 1925 e permanecendo até 1947. Exercia papel de grande monta nas decisões políticas da cidade, exercendo o cargo de Juiz de Paz e interventor estadual. Saudosa é a lembrança do povo do festival de fogos que patrocinava durante a festa do Padroeiro, Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em agosto, quando a procissão parava em frente ao seu sobrado, na Avenida Governador Valadares, para que a imagem fosse saudada com as portas da farmácia aberta e bonitas homenagens.

Em 1975, na gestão do Prefeito Dimas Abbud, recebeu pelas mãos do Chefe do Executivo e do Legislativo Municipal o 1 título de Cidadão Honorário de  nossa cidade, ocasião em que foram comemorados seus 80 anos com a presença de seus filhos, noras, genros, netos, netas, amigos e as autoridades municipais e eclesiásticas de Bom Jardim de Minas e região.

Até o dia 31 de maio de 1975, data do seu falecimento, sua vida foi voltada para o povo e a cidade de Bom Jardim de Minas. Sem duvida alguma, Aristeu de Mattos, por oito décadas foi uma das figuras mais importantes que viveu e labutou em Bom Jardim de Minas, sempre na defesa da coletividade, do seu progresso e grandeza em todos os setores.

Daí a razão de aqui e agora ser lembrado, com admiração e saudade, o nome e a história de Aristeu Augusto de Mattos, que marcou sua presença no meio social desta cidade de Bom Jardim de Minas de maneira tão expressiva.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br