11:51hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
31/10/2013 17h26

Personagens que fazem parte da Nossa História - Francisco de Souza Maciel (Sr. Chiquito Maciel)

Sr. Chiquito Maciel, idealizador e construtor que deixou uma linda história na cidade de Bom Jardim de Minas

por José Francisco Mattos e Silva

 

Francisco de Souza Maciel, Chiquito Maciel, foi o idealizador e construtor da Capela de Nossa Senhora Aparecida e relatou, em 1952, a história da edificação da Capela, história que também é sua autobiografia que aqui transcrevemos em homenagem a este homem que foi maestro, alfaiate, tipógrafo, músico e deixou para nossa cidade um legado, uma história de fé. Sr. Chiquito narra:

 “Desde os meus primeiros anos de existência, meus pais e minhas avós, começaram a me ensinar a amar muito Nossa Senhora. Diziam que Nossa Senhora costumava aparecer para os meninos bonzinhos. E eu, por muitas vezes, andando pelas estradas ou pelos campos, ficava horas inteiras fitando o céu azul, na esperança de vislumbrar na imensidão infinita, a imagem de nossa mãe do céu. Mas, infelizmente, nunca a pude encontrar. Comecei a julgar que eu fosse um menino mau e por isso ela não me aparecia.

Quando eu completei meus 15 anos, se deu um milagre estupendo. Eu e meu irmão José estávamos a carreiar com três juntas de bóias puxando um carro superlotado de capim até a ponta dos foeiros. O meu irmão estava na dianteira do carro, amarrando as cordas sobre o capim, quando, inesperadamente, os bois se assustaram e saíram loucamente a correr pela várzea cheia de altos e baixos. O meu irmão, afarrado sobre o foeiro, da frente co carro, não agüentou o choque por muito tempo. O seu corpo bamboleou no espaço e caiu adiante da roda do carro. Nesta hora, gritei: Nossa Senhora Aparecida! E, milagrosamente, o meu irmãozinho escapou de ser partido ao meio pelas rodas do carro que corria numa velocidade incrível. O carro parou repentinamente, como se fosse paralisado por um raio.

Cheguei em Bom Jardim, em 1929. Estranhei muito não existir na localidade, duas igrejas. Uma só, e lá no alto. Nas Semanas Santas, as solenidades não tinham o esplendor de outros lugares, devido à falta de outra igreja. Sempre pensei em construir uma capela para Nossa Senhora, mas como as coisas não corriam bem, me conservei calado por muitos anos. No decorrer do ano de 1946, não pude resistir mais ao meu silêncio. Senti-me invadido pelas causas de Deus e me atirei sobre esse mar de dificuldades, de trabalhos e de contrariedade. Mas, acima de tudo, eu via, com os olhos da alma, o rosto risonho de minha Mãe do Céu, Nossa Senhora, agradecida pelos meus sacrifícios.

É de se notar que construí a Capela de Nossa Senhora Aparecida sem o mínimo interesse material. Fiz a planta, administrei o serviço, trabalhei de pedreiro, de pintor, retirei dinheiro de minhas pequenas reservas, mas estou contentíssimo, por eu me sentir cada vez mais protegido pela Nossa Mãe Santíssima”.

Sr. Chiquito Maciel, maestro da fé, merece neste mês de outubro, a homenagem do povo de Bom Jardim de Minas pelo presente que legou a nossa Comunidade, a Capela de Nossa Senhora Aparecida que é bem cultural tombado pelo Município, referência da história da fé dos homens e mulheres que fizeram história em Bom Jardim de Minas.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br