12:25hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
28/11/2013 16h24

Personagens que fazem parte da Nossa História - Yolanda Altomare de Carvalho

Com o dever cumprido, Yolanda Altomare de Carvalho deixou seu legado na cidade de Bom Jardim de Minas.

Há muito desejava deixar registrado nesta nossa coluna a memória da enfermeira e educadora Yolanda Altomare de Carvalho, melhor oportunidade não teria do que agora, quando estávamos às vésperas de ver inaugurada a creche municipal que levará seu nome. Se muitos não tiveram a oportunidade de conhecer a “Landa Altomare”, muitos outros já viveram e desfrutaram de seu trabalho em prol de nossa Comunidade, valendo lembrar que o saudoso auto-falante  que servia o povo e que da Igreja Matriz fazia os anúncios da cidade e da vida paroquial foi conquista de seu trabalho ainda na juventude, quando fazia os grupos de teatros para arrecadar fundo para a compra da aparelhagem.  A gruta de Nossa Senhora ao lado da Antiga Matriz é fruto de sua iniciativa, foi a primeira diretora e professora do Ginásio Municipal, auxiliou no registro e na elaboração do “Projeto Renascer” e foi a primeira enfermeira com graduação em curso superior de nossa cidade.

Yolanda Altomare de Carvalho nasceu em Bom Jardim de Minas em 12/02/1927, filha de Aurora Altomare de Carvalho e Leybnitz de Carvalho, viveu a infância e adolescência em Bom Jardim de Minas. Estudou no Colégio das Irmãs Sacramentinas em Andrelândia, posteriormente colou grau do Magistério na Escola Normal Santa Edwiges, em Aiuruoca, e Graduou-se em Enfermagem na Faculdade Hermantina Beraldo, em Juiz de Fora. 

De abnegado espírito altruísta, destinou sempre, suas atitudes e condutas com visitas aos pobres carentes e doentes. Seus propósitos caritativos eram inerentes ao seu caráter e modo de viver. Desenvolvendo sua atividade de Enfermeira Chefe no Posto de Saúde, conseguiu a primeira ambulância para nossa cidade e não media esforços para internar os doentes e os menos favorecidos nos hospitais de Juiz de Fora, bem como, com maestria, exercia a arte de cuidar de forma voluntária ou particular.

Ao transferir sua residência para Belo Horizonte levou consigo as dores do povo de Bom Jardim, mas lá fazia questão de buscar tratamento para os doentes de tuberculose e o “Mal de Hansen, especializando-se na capital em áreas saúde, frequentando vários cursos de atualização e especialização. Foi diretora do Educandário “Carlos Chaves”, em Juiz de Fora, e recebeu o título de Honra ao Mérito Estadual por sua cooperação junto à obra do Instituto Mineiro de combate à desnutrição infantil.

Sempre exerceu, em sua terra natal, inúmeras atividades religiosas e sociais. Diretora Escolar, Presidente da Cruzada Eucarística, Cantora no Coro da Igreja. Fundadora da Campanha “Luiza de Marilac”, por meio da qual as meninas de nossa cidade encarregavam-se da coleta de gêneros alimentícios para as famílias carentes. Foi atriz e coordenadora de teatros municipais e fez várias campanhas para adquirir o aparelho hospitalar de oxigênio para servir o Hospital Municipal.

Yolanda Altomare de Carvalho faleceu em Bom Jardim de Minas em 17/02/1998, deixando o exemplo das obras assistenciais que realizou para e pelo povo de sua terra. Sua passagem pela vida foi marcada pelo serviço. Bom Jardim de Minas precisa de novas Yolandas.

Como a “Landa” faz falta nesta terra...

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br