História de Carvalhos
A Microrregião do Alto do Rio Grande foi habitada, primitivamente, por silvícolas ou colonizadores brasileiros e estrangeiros oriundos de vários pontos. Sabe-se que em 1711, franceses invasores, refugiando-se nas matas brasileiras, vieram fixar-se nas cabeceiras de um curso de água no morro "Três Irmãos", à busca de ouro e terras agricultáveis, recebendo ele o nome de Ribeirão dos Franceses. Tempos depois, em 1744, chegava Antônio Corrêa de Lacerda para apossar-se de terras que lhe foram concedidas.
A ocupação do território ocorreu com a vinda de novos moradores, entre os quais, a família dos Carvalho e dona Maria Junqueira. Esta fez doação do terreno para uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida que só veio a ser construída na metade do Século XIX, à margem direita do Ribeirão dos Franceses, por membros da família Carvalho. Eram hábeis oficiais de várias profissões e se dedicarem às lides agropecuárias. Assim, a entrada dos franceses à cata de ouro, a chegada dos Carvalhos, a construção da capela e a implantação em 1903 dos trilhos da estrada de Ferro, foram os fatores do desenvolvimento local.
No ano de 1911, o distrito foi transferido para a localidade de Carvalhos e, em 27 de dezembro de 1948, foi elevado a município, desmembrando-se de Aiuruoca. Carvalhos, como vários municípios do Sul de Minas, destaca-se por suas cachoeiras.
Sua população estimada em 2004 era de 4.760 habitantes. A cidade pouco explorada comercialmente, sem indústrias. O comércio não possui potencial tão grande, quando comparado a cidades maiores. Porém, na região, destaca-se pelas lojas de material de construção, supermecados e farmácias.
Origem e significado do Nome
Seu nome é uma homenagem à família Carvalho, família de origem judaico-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construido uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em um terreno doado pela dona de uma fazenda na região. Atualmente essa família se encontra quase extinta no município.
Aniversário da Cidade: dia 12 de outubro
Gentílico: carvalhense
atualizado em outubro de 2014