02:52hs
Quinta Feira, 20 de Junho de 2024
Caxambu
10/06/2024 14h26

Câmeras do Projeto Cidades Inteligentes auxiliam PM na prisão de assaltante

A Polícia Militar de Caxambu conseguiu identificar e prender o autor de um roubo à mão armada numa loja no centro da cidade, com a ajuda da tecnologia do programa Cidades Inteligentes. O criminoso era foragido do Rio de Janeiro e tem extensa ficha criminal, tais como roubo, homicídios, tráfico de drogas, dentre outros. Ele roubou uma loja de moveis nesta quarta-feira (6) abordando funcionários e clientes, levando celulares e quantia em dinheiro.

Após diversas diligências policiais com auxílio das imagens de câmeras da Central de Monitoramento do Projeto Cidades Inteligentes foi possível identificar o autor, bem como sua rota de fuga e verificar o local onde se escondia. Realizada a abordagem, foram localizadas as roupas que usava no roubo, bem como os dois aparelhos celulares também roubados na ação, além do simulacro de arma usado no crime.

Com um índice quase zero de ocorrências de assalto ou roubo, Caxambu é um destino seguro e tranquilo. Mesmo assim a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Inatel implantou o programa Cidades Inteligentes, com monitoramento de ruas e avenidas por meio câmeras estrategicamente instaladas e que são acompanhadas em tempo real por policias na sede da PM na cidade.

O projeto Cidades Inteligentes surgiu em 2018 das boas relações da adminsitração municipal tendo a frente o Prefeito Diogo Curi, com o Instituo Nacional de Tecnologia com sede em Santa Rita do Sapucaí MG. Desta forma Caxambu foi incluída no projeto, sendo que em 2019, no Brasil todo apenas 3 cidades foram contempladas: Caxambu e Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais e Barra do Piraí no Rio de Janeiro.

Entre outras ações, foram instaladas câmeras de segurança nas principais entradas da cidade,ale´mde tecnologia que controla a iluminação pública em algumas ruas do centro da cidade. Com o ambiente preparado, será possível posteriormente implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente entre outras. A intenção é que o projeto induza o surgimento de novas soluções que atendam às necessidades do município.

Com informações da Polícia Militar e Prefeitura de Caxambu (arquivos).


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br