Educação é tudo.
O direto adjunto do presídio de Caxambu, Rafael Barbosa Ribeiro, durante seu pronunciamento na solenidade de inauguração |
Seja no seio da família ou no âmbito social, a educação é a maior e mais importante ferramenta de base e sustentabilidade para a construção do ser humano, da cidadania, de uma sociedade melhor a cada dia.
No sistema prisional em Minas Gerais, o investimento na educação tem se tornado importante coadjutor no processo de ressocialização. De acordo com a diretora da escola EJA (Educação de Jovens e Adultos) do presídio de São Lourenço, Isabel Cristina Luiz Pereira, esta é uma meta que se renova a cada dia.
Com esta proposta, autoridades e convidados participaram, no dia 14 de março, da inauguração do Sistema de Capacitação Escolar do presídio de Caxambu.
Em seu pronunciamento, o prefeito municipal Luiz Carlos, disse que “a idéia é criar oportunidades de crescimento, o que muitos não tiveram, e por isso vieram parar aqui”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Avilmar Hemetério, destacou que sempre recebeu de seus pais uma formação familiar voltada para os estudos. Segundo Hemetério, foi graças a este empenho dos pais que hoje ele é o cidadão que é – tendo, inclusive, a oportunidade de também orientar outras pessoas para que invistam nos estudos e na permanente qualificação profissional. O presidente do Legislativo municipal destacou ainda a importância da iniciativa como “um meio humanizado de ressocializar pessoas com algum problema de ordem judicial definida”.
A diretora da escola EJA do presídio de São Lourenço, Isabel Cristina: investir cada vez mais na educação como importante base na ressocialização |
O evento contou com a presença do diretor regional do presídio de São Lourenço, Carlos Alfredo Sales; do diretor adjunto do presídio de Caxambu, Rafael Barbosa Ribeiro; da diretora da escola EJA do presídio de São Lourenço, Isabel Cristina Luiz Pereira; do prefeito de Caxambu, Luiz Carlos Pinto; do presidente da Câmara Municipal, vereador Avilmar Hemetério; da delegada Maria da Paz – incentivadora do projeto inicial; da delegada Simone; do ex-prefeito de Caxambu, Marcus Nagib Gadben; da supervisora Adelaine Lima; da diretora educacional Rosane Bortoni Neves; da inspetora Marina Lima Leite; do diretor da 7ª SRE/Caxambu (Superintendência Regional de Ensino), Marcelo Castro Figueiredo; da coordenadora pedagógica da Semec, Jane Lopes Batista; da supervisora pedagógica da Semec, Silvia de Melo Fonseca; além de demais convidados.
O diretor da 7ª SRE/Caxambu, Marcelo Castro Figueiredo, fala aos reeducandos da unidade a importância da inauguração |