17:54hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
16/10/2014 14h03

5º Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde, em Caxambu

O Mutirão foi idealizado no ano de 2010 pelo Lions Clube Goiânia Sul, presidido à época pelo cardiologista João Batista.

O Lions Clube de Caxambu, através de seus companheiros e domadoras, participou ativamente do V Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde, aplicando testes de acuidade visual e de daltonismo em 4 escolas municipais e na escolinha de futebol existente na cidade. Ao todo foram atendidas 562 crianças, na faixa etária entre 4 e 12 anos de idade, com 29 encaminhamentos para o especialista em oftalmologia, através do CL Dr. Luiz Carlos Pinto.

As escolas que participaram do Mutirão foram as municipais Pinguinho de Gente, Padre Correia de Almeida, Presidente John Kennedy e Chapeuzinho Vermelho, além da Escola de Futebol Intersoccer Society Show de Bola.

O Mutirão Nacional dos Lions Clube na Saúde foi idealizado no ano de 2010 pelo Lions Clube Goiânia Sul, presidido à época pelo cardiologista João Batista, sendo aplicados os mais diversos testes e exames em várias cidades do Brasil, a partir de uma cartilha elaborada contendo as informações relativas ao evento e os exames que seriam oferecidos, como os de pressão arterial, testes do pezinho, de glicemia, colesterol e daltonismo; índice de massa corporal, acuidade visual, consultas médicas, além de - em algumas cidades que contavam com recursos próprios - exames de eletrocardiograma, raios-x, extrações dentárias e até mesmo pequenas cirurgias.

A ideia foi tão bem aceita que, dados os primeiros resultados - cerca de 431.000 exames realizados em todo o Brasil naquele ano - levou-se adiante esse importante trabalho leonístico, e neste ano de 2014 a intenção é chegar à marca de 1.000.000 de exames.

A data apontada, dia 8 de outubro, é mundialmente consagrada como o Dia do Serviço Leonístico, pois foi num 8 de outubro de 1917 que se iniciou nos Estados Unidos a formação dos Lions Clubes, através da liderança de Melvin Jones.

Em Caxambu o sucesso foi grande e a Secretaria de Educação pretende que o Lions Clube aplique os mesmos testes de acuidade visual e daltonismo nas escolas de pré e creches, o que deverá ser realizado no mês de novembro.

Paulo Paranhos

Presidente do Lions Clube de Caxambu 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br