20:14hs
Sábado, 23 de Novembro de 2024
Caxambu - Notícias
26/01/2017 22h07

Audiência Pública discute perspectivas para antigo prédio da Funabem em Caxambu

A população deu diversas opiniões sobre o prédio, inclusive transformá-lo em centro educacional

A primeira Audiência Pública da Câmara Municipal de Caxambu discutiu perspectivas para a nova utilização das antigas instalações da Escola Wenceslau Braz, prédio que abrigou a Funabem.  O evento, que aconteceu no último dia 25 de janeiro, contou com a participação da população, que também fez sugestões ao destino do edifício.

Os parlamentares apresentaram um breve relato da atual situação que se encontra o imóvel. Segundo o presidente da Casa Legislativa, Mário Alves, o edifício está em estado precário e lastimável. “A Câmara tem o interesse em resgatar o patrimônio, mas o município não tem condições financeiras de assumir o prédio”, relata.  

As sugestões foram as mais diversas, entre elas, a implantação de um campus universitário federal ou estadual; implantação e ampliação de cursos técnicos e até transformar o local em um centro administrativo da prefeitura.

No início de janeiro, o prefeito Diogo Curi e sua equipe visitaram a escola junto dos vereadores. O chefe do executivo comentou que a situação do prédio é preocupante. “Já houve várias propostas para o imóvel, que não foram concretizadas. A princípio, a prioridade seria educacional, abrangendo a região”, destaca.

O representante do Fórum Regional do Estado de Minas Gerais, membro da Executiva da Microrregião de São Lourenço, na área educacional, Julio Alfaro Diaz, informou que articulações já foram feitas para que o prédio abrigasse uma universidade pública. “Caxambu é um polo regional, que abrange cerca de 30 municípios, assim, a região precisa de uma Universidade, o que trará inúmeros benefícios”, completou.

A audiência contou também com a participação do coordenador e conselheiro do Conselho Tutelar, David Moura. Ele enfatizou que o local está sendo usado para a prostituição, o uso de entorpecentes e a depredação do patrimônio público. “É preciso que seja feita uma mudança para aquele espaço, a fim de ser usado para o bem da cidade. A situação está ficando incontrolável e se a instalação de uma Universidade ou a transferência de órgãos públicos não for possível, que seja feita uma reforma para que o espaço não fique tão acessível e vulnerável à prática de atos ilícitos”, opinou ele.

O Presidente da Câmara Municipal se comprometeu em enviar ofícios para o Governo Federal pedindo providências para recuperação do imóvel. A intenção do vereador é de ir até Brasília para pedir apoio ao Deputado Carlos Melles, que pode reforçar a solicitação junto ao Ministério da Educação.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br