Ativistas de diversas cidades da região durante manifestação em Caxambu
No próximo dia 03 a cidade de Caxambu irá receber o Fórum de discussão “Gestão Sustentável do Parque das Águas - Desafios e alternativas jurídico-institucionais”, no auditório do Palace Hotel Caxambu, a partir das 09h, com previsão de término às 18h. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia para os interessados.
A cidade irá receber 03 convidados especiais para fornecer embasamento e conhecimento para que a população possa participar e compreender essa construção. O primeiro convidado é Bérgson Cardoso Guimarães, coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande. O segundo é o especialista em gestão de recursos hídricos e Meio Ambiente, Paulo Maciel Júnior e, para também contribuir com as reflexões o fórum recebe também José Roberto Pereira, que é professor de Administração Pública e gestão social na Universidade Federal de Lavras.
O contrato para cessão de Uso do Parque das Águas, firmado entre a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) e o município de Caxambu, será encerrado no dia 30 de junho. O Fórum então tem por objetivo a elaboração coletiva de uma proposta municipal de gestão.
O Fórum é uma realização da Sociedade Amigos do Parque das Águas (AMPARA) e antecede duas importantes audiências públicas que irão traçar os rumos da gestão do Parque das Águas de Caxambu, patrimônio ambiental, histórico e cultural da região. A primeira Audiência Pública será realizada no dia 08 de junho na Câmara Municipal de Caxambu e a segunda Audiência ocorrerá no dia 13, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Em março deste ano, organizações ativistas de Caxambu e cidades vizinhas organizaram uma manifestação nas ruas da cidade reivindicando o cancelamento de um edital, apresentado pela CODEMIG, que previa a privatização e superexploração das águas minerais de Caxambu. “O Fórum vem então na intenção de que possamos ver os desafios e problemas do parque para pensar juntos em soluções e novos caminhos para este patrimônio, que é de todos nós”, destaca Liana Bahia, membro da AMPARA.
O evento conta com o apoio de outras organizações ativistas e também da câmara e prefeitura de Caxambu.