03:09hs
Sábado, 25 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
22/06/2012 08h21

Caxambu Caxambu comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Caxambu comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Agricultores que cultivam produtos orgânicos receberam o Selo de Produto Natural Orgânico

Material feito por alunos é exposto em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente



O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado oficialmente no dia 5 de junho, estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

A data catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização quanto à preservação ambiental, e teve como sede o Brasil, com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”.

A cidade de Caxambu fez a sua parte, realizando um evento especial no feriado do dia 7, quinta feira, para comemorar e conscientizar a população da cidade e turistas.

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceu na Praça da cidade onde estiveram presentes diversos segmentos como ecologistas, naturalistas, produtores rurais, entidades culturais, entre outros com o objetivo de despertar no público presente a importância da preservação ambiental.

Agricultores que cultivam produtos orgânicos receberam o Selo de Produto Natural Orgânico, mostrando para a população que a agricultura orgânica não é apenas um processo de cultivo que resulta em produtos saudáveis, de alto valor nutricional e sem qualquer tipo de contaminantes. Ela também contribui para a criação de ecossistemas mais equilibrados, ajudando a preservar a biodiversidade, os ciclos naturais e as atividades biológicas do solo.

Também foram expostos trabalhos de alunos das escolas municipais, que estão cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente. Um show musical animou ainda mais a manhã.

Produtores garantem certificado e comercializam Orgânico Brasil

A APOMM, Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira, junto ao Ministério da Agricultura, realizou no feriado de 7 de junho, na praça 16 de setembro, em Caxambu, uma feira de produtos orgânicos. O evento foi feito em comemoração ao credenciamento de nove produtores, que até então produziam mas não podiam comercializar seus produtos como orgânicos, mas agora com o credenciamento podem comercializá-los usando a indicação Orgânico Brasil em seus produtos.

O produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta. As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos.

A APOMM fará o trabalho de garantia participativa junto aos produtores, garantindo aos clientes que os produtos são produzidos sem veneno e adubos químicos com respaldo do MAPA. Participaram da feira de orgânicos os produtores credenciados da OCS/APOMM, fundadores e diretores da APOMM, representantes do poder público e vários consumidores que fazem uso dos alimentos orgânicos e têm a consciência da sua importância, não só para a saúde, mas para a preservação do meio ambiente.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br