17:26hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
01/01/2012 16h10

Caxambu Caxambu passou por avaliação feita por inspetora da SECOPA em 2011

Caxambu passou por avaliação feita por inspetora da SECOPA em 2011

Caxambu é uma das dezenove cidades mineiras candidatas a Centro de Treinamento de Seleção

 

Atrair delegações internacionais de futebol não só para a cidade-sede, mas para cidades pólo no interior do Estado durante a Copa do Mundo de 2014 são objetivos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa). E o trabalho vem rendendo frutos. Somente em 2011 quatro federações estrangeiras visitaram o interior do Estado para decidir onde deverão ficar durante o Mundial.



“Belo Horizonte é a cidade-sede, mas a Secopa vai trabalhar para que todo o Estado seja beneficiado pelo evento. Para o Governo, a Copa é uma oportunidade de negócios, de mais emprego, de mais turismo e, sobretudo, é uma grande chance de dar mais qualidade de vida aos mineiros”, afirma Sérgio Barroso da Secopa.



Dezenove cidades mineiras são candidatas a Centro de Treinamento de Seleção (CTS): Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.



O CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento durante vinte dias, em média, antes do início da Copa. Para ser candidata a cidade deve atender a vários pré-requisitos estabelecidos pela Fifa. Cumpridas essas exigências, as cidades escolhidas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções, para que as equipes façam suas opções. A escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento.



No primeiro semestre de 2013, a Fifa pretende lançar um catálogo com cerca de 64 opções para as seleções, podendo chegar a 90. Porém, a definição dos locais de treinamento das 32 equipes será de responsabilidade exclusiva das seleções participantes.



Com o papel de ser ponte entre a FIFA e as cidades pré-candidatas a CTS, a Secopa acompanha todas as visitas para vistorias realizadas pelo Comitê Organizador Local (COL). Em 2011, Caxambu, Varginha, Araxá, Uberlândia, Ipatinga, Montes Claros, Divinópolis, Juiz de Fora e Extrema receberam as visitas. "Temos a missão de ser indutores do desenvolvimento das cidades para que os requisitos da FIFA sejam atingidos. Sabemos que Minas Gerais é um estado hospitaleiro, que possui vários atrativos turísticos, naturais, culinários e culturais. Portanto, acreditamos que receberemos muito bem as seleções que por aqui optarem se hospedar", comenta Mariana Bahia, assessora de Relações Institucionais da Secopa.



Para Carlos Alberto Parreira, um dos convidados especiais para participar dos seminários de CTS, as seleções não estão atrás de luxo, e sim de uma “hospitalidade eficiente”. “As seleções precisam de um hotel que ofereça segurança, privacidade e conforto. De um campo de treinamento com condições perfeitas, que possua vestiários para mais de 40 pessoas, arquibancada para 500 pessoas, no mínimo, e um espaço reservado para a imprensa, além de um aeroporto próximo, que tenha condições para a mobilidade dos atletas e da comissão. Quem escolhe o centro de treinamento é a comissão técnica da seleção de futebol”, explicou Parreira.



De outro lado, o ex-jogador Ricardo Rocha, campeão do Mundo em 1994, lembra que “para os atletas, o mais importante é a qualidade do campo de treinamento. É o primeiro critério a ser avaliado. Não adianta ter um bom hotel, luxuoso, se não tiver nele uma boa sala de musculação e de fisioterapia, além de piscina aquecida e internet banda larga”. "Vocês, aqui nesta região de Minas Gerais, estão perto de tudo. Isso já aumenta as chances", complementa.

 



Em julho a diretora do SECOPA, Ludimila Kai, analisou, em planta, detalhes de estrutura da cidade Em Seminário de Centros de Treinamento de Seleção, em Araxá, Parreira listou as características que uma cidade deve ter para receber uma delegação internacional durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br