Em 30 de março, apaixonados por bicicletas e passeios turísticos tomaram as ruas de Caxambu, como parte de um passeio de aproximadamente 35 quilômetros (90% do caminho em estrada de terra), para curtir as belezas naturais que a cidade possui. Nessa 46ª edição do Circuito Brasileiro de Cicloturismo, o passeio em Caxambu teve inicio às 8h, na Praça 16 de Setembro, contando com a participação de ciclistas de diferentes faixas etárias e vários estados do país. A realização do evento contou com a parceria de empresários do município, através do Caxambu Convention, representado por seu presidente, Marcelo Figueiredo, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxambu. Deste órgão, estiveram presentes o chefe de gabinete Claudinei Bruno, o chefe do departamento de planejamento turístico, Luiz Cláudio Rocha, e o secretário de esporte e lazer, André Brazolin.
O Circuito Brasileiro de Cicloturismo surgiu em janeiro de 2010, mas antes disso (desde 2005) o grupo Mundo X-Terra já realizava eventos do gênero na região do Circuito das Malhas (Sul do Minas) e do Circuito das Águas Paulista. Cidades como Borda da Mata, Ouro Fino e Monte Sião foram as primeiras a receber os eventos no Circuito das Malhas. E Socorro, Jaguariúna e Águas de Lindóia, as primeiras a sediarem os encontros no Circuito das Águas Paulista. De 2010 em diante, após parceria com a Confederação Brasileira de Mountain Bike e outros órgãos, o evento tornou-se de nível nacional, abrangendo também outras regiões. De lá pra cá, têm sido realizadas 12 etapas por ano, em média, dentre etapas oficiais do Circuito Brasileiro de Cicloturismo e eventos parceiros.
Foi muito gratificante para todos que de alguma forma participaram da 46ª edição do Circuito Brasileiro de Cicloturismo, pois, além de praticar esporte e fazer contato com pessoas de culturas e costumes diferentes, puderam desfrutar dessa mistura de ciclismo com turismo, de viagem com desporto, de lazer com satisfação.