01:31hs
Sábado, 25 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
22/10/2015 14h46

CPI é instaurada para investigar acidente de carro oficial dirigido pelo prefeito de Caxambu

Após apresentação em plenário dos resultados apurados pela Comissão Especial, foi votado por unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI.

A Câmara Municipal de Caxambu abriu uma Comissão Especial para apurar o acidente com o veículo oficial do executivo, que estava sendo dirigido pelo prefeito Ojandir Ubirajara Belini, conhecido por Jurandir.

O acidente aconteceu no sábado à noite, no dia 3 de outubro, em uma estrada rural no município de Conceição do Rio Verde, fora do horário do expediente.

Devido a controvérsias entre os secretários sobre a questão e a dificuldade em obter informações, um relatório final, apresentado pela Comissão Especial, dentro do prazo estabelecido (19), apontou a necessidade de melhores esclarecimentos.

O relatório chegou a algumas conclusões, entre elas, de que o prefeito estaria dirigindo o veículo oficial no momento do acidente. Porém, segundo Carlos Galve, chefe de gabinete da Câmara, outros trabalhos da Comissão Especial não foram concluídos por haver obstrução nas informações solicitadas.

Por isso, junto ao relatório de conclusão, a Comissão Especial sugeriu que fosse instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi aceita por unanimidade de votos da Casa.

“A CPI tem maior poder investigativo, podendo intimar pessoas a depor e assim, chegar a melhores conclusões”, explica o chefe de gabinete.

O objetivo da CPI será apurar os fatos sobre o dano que se causou ao bem público, o veículo oficial, e as controvérsias sobre o caso.

“As desinformações foram muitas, por exemplo, o acidente aconteceu no sábado, dia 03 de outubro, e somente cinco dias depois é que a Comissão Especial conseguiu localizar o veículo. Ninguém informava o paradeiro do carro, que ficou bastante danificado após o acidente”, esclarece Carlos Galve.

A CPI tem um prazo de até 90 dias para apresentar uma conclusão. O chefe de gabinete acredita que os trabalhos poderão ser finalizados antes disto, uma vez que a Comissão Especial já iniciou a coleta de informações.

O Correio do Papagaio entrou em contato com o gabinete do prefeito de Caxambu que encaminhou a questão para o setor jurídico da prefeitura. A procuradoria declarou que só irá se manifestar se for intimada e depois de analisar os autos da CPI.

 

O acidente

No dia do acidente, 03/10, a prefeitura emitiu nota oficial explicando que o prefeito sofreu um acidente de carro quando retornava de viagem oficial a Belo Horizonte.

Segundo a nota, o veículo capotou sendo o prefeito socorrido por particulares e encaminhado pelos socorristas diretamente ao Hospital de Baependi.

No acidente, Jurandir fraturou duas costelas e tomou 15 pontos.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br