04:49hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Caxambu - Notícias
21/06/2013 14h10

Cras realiza ações para a comunidade de Caxambu

Objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade.

A Secretaria Municipal de Promoção de Assistência Social de Caxambu, sob gestão de Dulcineia de Mello Belini, possui como um dos seus equipamentos sociais o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado em 2009, que faz parte da unidade de proteção social básica integrante do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades; fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 É o equipamento social responsável pelo desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem por objetivo o desenvolvimento de trabalho com as famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, de prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

 As principais ações desenvolvidas no CRAS são o acolhimento e oferta de informações às famílias, entrevista familiar, visitas domiciliares, campanhas socioeducativas, encaminhamento para avaliação e inserção dos potenciais beneficiários do Programa Bolsa Família e dos demais serviços vinculados ao Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, orientações sobre direitos sociais (Beneficio de Prestação Continuada; benefícios eventuais; passe-livre municipal e interestadual para idosos e deficientes; acesso à documentação civil), encaminhamento para rede e acompanhamento de famílias, seus membros e indivíduos.

Além disso, desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos através do grupo Aprender, Brincar e Cuidar, voltado a crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, e tem por objetivo o fortalecimento de vínculos entre a criança e o seu meio (outras crianças, família, comunidade). Também propõe a troca entre as famílias dos pequenos, dos seus valores e da sua cultura, a fim de promover cidadania, prevenção de situações de risco e sentimento de pertencimento ao lugar onde vive; PROJOVEM Adolescente, projeto do governo federal voltado para adolescentes entre 15 e 17 anos, de famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família ou egressos de medidas de proteção ou socioeducativas, que possui caráter preventivo e oferece atividades de convívio e trabalho socioeducativo, com vistas ao desenvolvimento da autonomia e cidadania do jovem e a prevenção de situações de risco social; e Grupo Feliz Idade Feliz Idade voltado para idosos a partir de 60 anos cujo objetivo é contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, o fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e a prevenção de situações de risco social.

Possui como equipe técnica, Prescilla Ferreira de Lima Machado, coordenadora do CRAS; Priscila Delgado de Paiva, assistente social; Leonardo Reis Moreira, psicólogo. Além desses, conta ainda com a atuação da Gestora Municipal do Programa Bolsa Família, Regiane Teixeira dos Santos, que desenvolve as ações relacionadas aos programas vinculados ao Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, dentro do espaço físico do CRAS.

Para o próximo semestre está previsto o retorno das oficinas de artesanato, a expansão do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e a promoção de cursos profissionalizantes, através de parceria realizada com o SENAC.

O CRAS Caxambu desenvolve suas ações de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 18 hs, na Av. João Pessoa, n° 186, em Caxambu. Mais informações pelo telefone (35) 3341-1681.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br