Abertura Oficial do Boa Mesa foi sucesso de público e crítica
Na sua 2ª edição, o Festival Boa Mesa já é um sucesso. Foram realizados festins em grandes hotéis de Caxambu e Pouso Alto, palestras e workshops. Estão participando do Boa Mesa 17 empreendimentos e serão realizados, ao todo, 28 eventos durante o mês.
Além dos chefs, Carlos Pitta, Cidinha Lamounier, Danilo Simões, Edson Puiati, Eduardo Avelar, Felipe Lerroá, Fernando Loesch, Ilmar de Jesus, Joana D’Arc, Omar Barroso, Tulio Montenegro, Penninha e Rodrigo Machado, o Festival tem seus astros e os principais são aqueles que vão mexer com todos os sentidos no circuito gastronômico que é composto por 11 pratos e 6 festins (cardápios completos especialmente preparados para o evento): Costela dos Tropeiros; Delícia de Truta; Surpresa de Minas; Wrap Dê-dal; Taco Loco Sol da Mantiqueira; Paisagem de Cogumelos; Rabada na Caneca; Sonho Mineiro; Costela Suína Glaceada no Molho de Vinho Tinto; Reage Brasil.
O público do Boa Mesa receberá um livreto que, além das informações sobre o evento, é o passaporte do circuito gastronômico. Cada prato consumido dará direito a um carimbo no passaporte. Os primeiros 50 a apresentarem o passaporte carimbado e assinado por pelo menos, 5 restaurantes ganharão um brinde: um avental como lembrança do Festival Boa Mesa 2016.
O Festival é uma iniciativa do Caxambu Convention Bureau e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Caxambu com o apoio da UNA - Curso de Gastronomia com a coordenação do Chef Edson Puiati e é patrocinado pela CNC - Confederação Nacional de Comércio, Bens e Turismo e pela FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
Em 2015, foi agraciado com o prêmio Eduardo Frieiro, o maior reconhecimento em gastronomia de Minas gerais e já está na grade eventos de Caxambu como um sucesso.
Ainda vai rolar
Nesta sexta-feira,22, acontece o Seminário “Territórios Gatronômicos” com o famoso Chef mineiro, colunista e apresentador de televisão Eduardo Avelar e com mediação do Chef Edson Puiati.
Neste seminário serão apresentados alguns “cases” de sucesso da nossa região como: Queijos Cruzília, Cachaça Rancho JS de Lambari, Unique Cafés especiais e Cervejaria Caxambu.
O evento começa as 17:00 horas com inscrições gratuitas abertas à partir das 15:00 horas no próprio hotel.
Nos dias 23 e 24, os chefs de renome que participam do Festival proporcionarão 9 aulas shows.
Nos próximos sábados (23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro), o evento oferece, na praça XVI de Setembro, em Caxambu, o “Boa Mesa Direto do Produtor”, realizado em parceria com a Feira de Agroecologia de Caxambu e Baependi e o Circuito Turístico das Águas. O objetivo é aproximar público e os chefs dos produtores regionais.
Os pratos estão sendo servidos dos estabelecimentos participantes do Festival. Quem quiser degustar das especiarias idealizadas especialmente para o evento ainda terá até o dia 9 de fevereiro para participar.
Inclusão Gastronômica
Uma novidade do Festival Boa Mesa 2016 é uma contrapartida social para a cidade de Caxambu. Nos dias 12, 13, 14 e 16 de janeiro foram realizadas oficinas, três das quais foram de inclusão gastronômica.
São oficinas especialmente desenvolvidas pelo chef Rodrigo Machado com o objetivo de possibilitar ao público caxambuense participar diretamente do evento, aprendendo sobre alimentação e gastronomia.
Em parceria com o chef Rodrigo Machado e apoiado pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realizará, nos bairros Santa Tereza, Santa Rita e Caxambu Velho, as oficinas ensinam como aproveitar alimentos e técnicas de produção de salgados.
As aulas vão desde o mis en place (pesagem conferência e organização dos ingredientes) até a degustação, passando pela produção de vários tipos de salgados, roscas e pães doces, tudo a partir de uma massa versátil e muito saborosa.
Solidariedade
O Boa Mesa se solidariza com as vítimas causadas pela enchente em Itamonte. Na sexta-feira, 22, durante o Seminário promovido pelo Festival estarão sendo recolhidos alimentos não perecíveis para entregar às famílias que precisam de ajuda.
Durante a próxima semana e em parceria com a equipe do Interact, do Rotary Club, estarão sendo recolhidas doações de alimentos nos estabelecimentos participantes do Festival.
Faça a sua parte! Participe e colabore!
Fotos: Átila Naddeo