00:24hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
29/01/2015 11h07

Festival Boa Mesa em Caxambu

Excelência na preparação e no atendimento gastronômico compondo a estação de férias na cidade.

Durante os dias 24 e 25 de janeiro, o Festival Boa Mesa ofereceu à população e aos visitantes de Caxambu, uma série de aulas-shows com renomados chefs de cozinha. Um total de seis aulas-show, sendo quatro durante o sábado e duas na manhã de domingo. Todas com inscrição gratuita.

O restaurante Coreto, na praça principal da cidade foi o palco para os chefs apresentarem suas receitas e conversarem com o público que se inscreveu e participou interessadamente das aulas. “Tivemos casa cheia durante os dois dias, o que comprova o sucesso do evento e o interesse da população local e de visitantes”, observou o Presidente do SIGAH- Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu, Amaro Gadbem.

Outra presença a ser destacada  foi a do Sr. Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Diretor do Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC- Confederação Nacional de Comércio. Ele acompanhou os dois dias de evento e assistiu a todas as aulas-show. Sampaio avalia que o evento foi um sucesso e ressaltou que a FBHA tem como princípio apoiar iniciativas como essa, principalmente quando resultam da proatividade de parceiros locais, como é o caso do SIGAH. Disse ainda que a gastronomia é um ponto fundamental para o turismo e que uma iniciativa como a desse Festival merece o apoio das Entidades e que a parceria continuará para os próximos eventos.

“É assim que se cria, que se desenvolve um destino turístico com ênfase em gastronomia”, com esta frase, o coordenador regional da FBHA, Marcos Valério, definiu a ação dos hoteleiros, dos empresários, da equipe e das entidades que se uniram para realizar o Festival Boa Mesa. Parceiro inconteste desta iniciativa garante que o “Boa Mesa” veio para ficar.

Os Chefs participantes das aulas-show se encarregaram de encher com sabores, cheiros e encantos visuais os pratos que foram provados com deleite pelos participantes inscritos. O prato com base na cozinha africana, da Chef Cidinha, um Gumbo de frango, delicioso e colorido ou a surpresa da Costelinha cofitada com risoto de milho branco e cogumelo ao molho de jabuticaba, apresentado pelo Chef Edson Puiati; as Almôndegas exóticas do Chef Ilmar de Jesus, proprietário do Casa Cheia, em beagá; Risotos com uma pegada brasileira feitos pelo Chef Leandro Pimenta; a Carne mediterrânea, uma salada de carne especial para comer durante o verão e com um tempero especial, de acordo com o Chef Penninha, o “chama-chopp” ou os Dadinhos de tapioca com queijo coalho e catchup de goiabada, do Chef Felipe Leroy, que comprovaram que o uso de ingredientes comuns e, muitas vezes banais, permitem sabores e texturas dignos das mesas e papilas mais requintadas. Mas as aulas não pararam por aí, os chefs destacaram a importância de se qualificar a gastronomia como cultura, principalmente em Minas Gerais onde a história se mistura com a comida, com o cozinhar. Saber de onde vêm os ingredientes, conhecer os produtores e a história daqueles que produzem os alimentos que estarão na sua mesa, buscar, em todos os sentidos, uma alimentação mais  completa e mais saudável, sempre.

A viagem nos sabores não ficou restrita ao final de semana. Na sexta-feira o Diretor do Caxambu Convention Bureau e empresário da hotelaria, Raul José, abriu o restaurante do seu  hotel para mais um Festim do Boa Mesa, o segundo festim dessa edição contou com um cardápio digno de grandes convivas, Gaspacho, Bacalhau a Brás ao croûton com  tapenade de azeitonas, Peru ao molho rôti com arroz de amêndoas e, de sobremesa, Pastel de Belém . Na sexta-feira, dia 31, o festim, assinado pelo Chef Rodrigo Machado, ficou por conta do Hotel Caxambu.

Caxambu aprovou o “Boa Mesa” que já está consagrado para o calendário de eventos de 2016. Os envolvidos no Festival, direta ou indiretamente, estão manifestando grande satisfação com os resultados e os parceiros saem fortalecidos  para encarar novo desafio no ano que vem. Enfim, a marca Boa Mesa está posta e garantiu seu espaço e lugar. Os realizadores do Evento, que teve a sua produção feita pelo Marcos Loesch e a assessoria de comunicação e programação visual assinadas por Átila Naddeo, já estão discutindo as propostas para a próxima edição.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br