23:17hs
Terça Feira, 28 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
16/10/2014 14h42

Idosos, crianças e adolescentes de Caxambu conhecem o Aquário de São Paulo

Passeio pelo aquário houve ainda o auxílio de dois guias da agência de viagens.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecido pelo CRAS de Caxambu, levou seus grupos da terceira idade - acima de 60 anos - e também os grupos de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, para conhecer o Aquário Municipal de São Paulo, localizado no bairro do Ipiranga.

Para maior comodidade dos integrantes dos grupos, o passeio foi dividido em três viagens, realizadas em dias distintos: duas para levar todos os idosos, e outra para as crianças de 6 a 9 anos, jovens de 10 a 13 e os adolescentes de 14 a 17 anos. Todos foram acompanhados pelo Orientador Social e duas monitoras do CRAS, além de uma enfermeira.

A viagem com as crianças e adolescentes contou também com a presença de uma Conselheira Tutelar. Durante o passeio pelo aquário houve ainda o auxílio de dois guias da agência de viagens responsável pelo passeio.

A agência BR 21, empresa vencedora da licitação, cuidou de todos os detalhes para que o passeio fosse perfeito e bem organizado. Com mais de 10 anos de experiência no ramo de turismo, a empresa  foi a única a apresentar todos os documentos necessários para participar da licitação.

Em um ônibus de turismo moderno e confortável, todos os passageiros receberam lanche na ida e volta, com água à vontade e paradas regulares para que o passeio não ficasse cansativo. Na chegada ao Aquário todos puderam desfrutar de um delicioso almoço no restaurante do local, com ótima comida e cardápio bem variado.

Na hora de conhecer as espécies marinhas no aquário, a emoção tomou conta de todos. A maioria deles nunca teve a oportunidade de viajar ou de conhecer um lugar tão surpreendente como o Aquário de São Paulo.

Considerado uma referência em tratamento e exposição de animais, o Aquário é o maior da América Latina. Inaugurado em 2006, tem uma área de  9 mil m² e 2 milhões de litros de água. É o único aquário temático do Brasil, levando os visitantes a se sentirem imersos no ambiente, que apresenta aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies. No primeiro setor, dedicado à água doce, são abordados temas como poluição dos rios e espécies ameaçadas de extinção. Nesta ala, de 3 mil m2, é possível conhecer os famosos filhotes de jacarés albinos, únicos em exposição no mundo, além de jacarés, lagartos, iguanas, tartarugas marinhas e serpentes. No segundo setor encontra-se o oceanário, com mais de 1 milhão de litros de água, cercado de tubarões e raias, além da rica variedade de formas e cores das espécies dos oceanos. Após um passeio pelo Vale dos Dinossauros, com réplicas gigantes desses seres, e uma visita a um museu paleontológico, a surpresa ficou por conta dos morcegos gigantes da ilha de Java, na Indonésia, e uma divertida visita ao Pólo Sul, protagonizada pelos pinguins, que encantaram a todos com seu charme e simpatia.

No setor de mamíferos, o último do passeio, os visitantes conhecem animais da floresta amazônica, e através de visores gigantes é possível conhecer as diversas espécies que vivem no Rio Amazonas. Mas as estrelas deste setor são um lobo-marinho, chamado Thunder, que adora fazer peripécias na água, e o Tapajós, um peixe-boi que também pode ser apreciado por meio de uma passarela por cima do recinto. Macacos, tucanos, lontras e tamanduás complementaram o passeio educativo e divertido, que cativou e emocionou os idosos, jovens e as crianças.

Todos foram unânimes ao considerar este como o melhor passeio de suas vidas e muitos elogios foram feitos para a organização e à equipe.

Para a secretária de Promoção e Assistência Social, Dulcinéia de Melo Beline, esse tipo de passeio objetiva não só trazer lazer e diversão aos usuários dos grupos, mas também oferecer cultura e conhecimento para todos, fazendo com que esse enriquecimento cultural venha somar experiências na vida de cada um, aumentando a autoestima, promovendo amizade, companheirismo e proporcionando uma experiência única para todos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Sergio Henrique Orientador Social 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br