01:15hs
Sábado, 25 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
15/10/2014 10h21

Mutirão saúde e social movimenta bairros de Caxambu

O mutirão busca atender os bairros em situação de maior vulnerabilidade social.

Realizado pela Secretaria de Promoção e Assistência Social através de seus equipamentos CRAS, Gestão do Cadastro Único e CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o “Mutirão Saúde & Social” teve início no dia 20 de setembro, com diversos bairros sendo contemplados com as ações. O fechamento oficial do evento será em 08 de novembro no Centro.

Este evento busca atender os bairros em situação de maior vulnerabilidade social, fazendo a busca ativa de usuários e suas famílias, levando informações sobre as políticas públicas existentes no município, bem como os programas, projetos e serviços ofertados pela Secretaria de Promoção e Assistência Social.

Na oportunidade são ofertadas diversas atividades a fim de levar informações aos usuários destas políticas com o objetivo de assistir e identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliá-las no cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, garantindo o recebimento do benefício e acesso aos serviços básicos de saúde e sócio-assistenciais, evitando o bloqueio, suspensão e/ou cancelamento do benefício.

Durante o mutirão são desenvolvidas atividades como: limpeza de pele com intuito de identificar modificações nocivas à saúde e, por conseguinte o encaminhamento para marcação com dermatologista quando necessário; aferição de pressão; pesagem e encaminhamento para vacinação de membros das famílias beneficiárias do programa do Governo Federal Programa Bolsa Família (PBF). O foco de atuação é centrado nas famílias com renda familiar per capita inferior a R$ 153,00 mensais que têm em contra partida que cumprir as condicionalidades do Programa que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação (freqüência escolar), saúde (pesagem, vacinação, acompanhamento pré-natal das gestantes) e assistência social (manter o cadastro atualizado).

Importante também nos mutirões são as informações sobre benefícios, programas e serviços ofertados na Secretaria de Promoção e Assistência Social; busca ativa de usuários e suas famílias que se encontrarem em situação de vulnerabilidade, recreação para as crianças com desenhos educativos, livros, contador de história, pipoca, pula-pula, entre outros.

Nos atendimentos realizados no decorrer dos mutirões foi possível identificar algumas demandas como, por exemplo: desconhecimento dos usuários com relação aos seus direitos, falta de documentação civil, famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade social etc., situações estas que impossibilitam acesso destes usuários aos vários serviços sócio-assistenciais, bem como a outras políticas públicas deste município. Com as ações deste Mutirão está sendo possível identificar e atuar mediante estas questões sociais.

Após o término do Mutirão nos bairros, no dia 01 de novembro, será realizado evento MEGA MUTIRÃO SOCIAL no dia 08 de novembro, na Praça 16 de Setembro no Centro, onde além da Secretaria de Saúde, contaremos com a presença das Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Turismo e Cultura, além de alguns parceiros como: Polícia Militar, UNINCOR, voluntários, entre outros. No decorrer deste último serão realizadas palestras, atividades físicas, apresentações artísticas envolvendo música e dança, bem como as atividades realizadas nos bairros.

FONTE: Prefeitura de Caxambu 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br