02:58hs
Sábado, 25 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
22/02/2016 12h11

Povo de Caxambu resgata Carnaval de rua

Prefeitura Municipal conseguiu derrubar liminar que proibia realização do Carnaval, porém não o realizou. A população e a iniciativa privada trouxeram os blocos para rua e animaram com alegria a festa do momo

FOTO: Sayuki Yamaoka e Liana Bahia

Apesar dos momentos conturbados antes do período de Carnaval, quando a população não saberia se o mesmo seria realizado ou não, o Carnaval de Caxambu foi um sucesso e transformou-se na festa do povo.
Os caxambuenses saíram às ruas para festejar a festa mais brasileira do ano. Blocos, cores, fantasias e muita música invadiram as ruas da cidade e fizeram o Carnaval de Caxambu o Carnaval do povo. Para a população, o evento foi um resgate de um carnaval familiar, realizado também durante o dia, possibilitando a participação de crianças e famílias na festa. A Polícia Militar teve um importante papel na manutenção da tranquilidade e segurança dos turistas, moradores e visitantes.
A festa começou na sexta-feira, 5, com a iniciativa privada e a população da cidade unindo forças para realizar a comemoração. A Strondo promoveu o Circuito Independente de Blocos, com o primeiro desfile do Bloco Ladeira Abaixo, uma parceria entre a família Dê-Dal, D’Luxe, Vinicius Hemetério e a Madrinha Conceição, trazendo a música e a festa para as ruas. No sábado, a Strondo realizou o seu primeiro baile de carnaval a fantasia, evento fechado, no restaurante Coreto.
No domingo, 7, foi a fez do Império da Alegria fazer a festa, com saída da Pousada Águas de Caxambu.
“Esse ano tivemos oportunidade de comprovar que o carnaval pode unir as pessoas, descobrimos que não é preciso confiná-las em cordas, arenas ou barricadas, pelo contrário, é no carnaval, essa festa genuína da nossa terra, que o Brasil se apresenta com sua diversidade. O branco, o preto, o pobre, o rico, o nativo e o estrangeiro se igualam na alegria e na festa carnavalesca”, relata Strondo, na sua página na rede social.
“Nesse sentido, o planejamento para o ano que vem deve começar a partir das ruas, respeitando o que ficou claro e consentido na união de todos. O modelo é esse, vamos lapidá-lo”, conclui o texto.

Cancelamento do
Carnaval Oficial

No dia 29 de janeiro, a Justiça emitiu uma liminar cancelando o Carnaval de Caxambu, após inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. A liminar que determinava que o município se abstivesse de promover qualquer gasto público com a festa de Carnaval – estimada em aproximadamente R$ 240 mil -, sob pena de multa diária de R$ 20 mil.
Na terça-feira, 2 de fevereiro, a Procuradoria Municipal entrou com o pedido da suspensão da liminar, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a qual foi concedida na quinta-feira, dia 4.
No mesmo dia, o prefeito municipal Jurandir Belini proferiu um pronunciamento oficial feliz com a vitória, porém ressaltando que não existia “tempo hábil para a realização dos trâmites para se realizar o Carnaval/2016”.

FOTO: Sayuki Yamaoka e Liana Bahia   
   
   
   
   
   
   
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br