22:38hs
Terça Feira, 28 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
19/04/2016 11h02

Projeto Cultura Indígena realiza atividades para todas as idades

Ainda entre as atividades do projeto e em parceria com o Projeto Horta Familiar da Assistência Social, os membros dos grupos tiveram a oportunidade de lidar com a terra, aprendendo a trabalhá-la para o plantio.

Durante o mês de abril, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está desenvolvendo o Projeto Cultura Indígena, com o objetivo de incentivar o conhecimento, a participação e a vivência da cultura indígena, através de experiências e atividades dinâmicas em grupo.
O Projeto, coordenado por Natallie Pellecchia, promoveu diversas atividades, como exibições de filmes e palestras sobre o tema; “laboratório” no Parque das Águas, através do contato direto com as plantas e elaboração de cartazes identificando a flora encontrada.
Ainda entre as atividades do projeto e em parceria com o Projeto Horta Familiar da Assistência Social, os membros dos grupos tiveram a oportunidade de lidar com a terra, aprendendo a trabalhá-la para o plantio. Os jovens e crianças ficaram responsáveis pelo plantio dos legumes e as ervas medicinais ficaram a cargo da terceira idade.
Também está sendo trabalhado com os jovens o esporte indígena “Bola Cega” - uma espécie de futebol, onde o gol só pode ser feito por quem está de venda nos olhos, estimulando a atenção e união do grupo, pois o jogador de olhos vendados deve ser orientado pelos demais do seu time.
O Projeto tem como objetivo geral ensinar sobre a vida indígena, com experiências e atividades dinâmicas que usam a criatividade e a sensibilidade de cada um.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é “o serviço realizado em grupos, organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social” (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais - Resolução CNAS n.° 109/2009).
Em Caxambu o SCFV atua em três coletivos: Pequeno Cidadão (de 6 a 9 anos) e Pré Jovem (de 10 a 13 anos); Adole Ser (de 14 a 17 anos) e Feliz Idade (a partir dos 60 anos).

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br