Mais de 300 trabalhos de pesquisa cafeeira serão apresentados em Caxambu no 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que será realizado pela Fundação Procafé no Hotel Glória, de 23 a 26 de outubro. O tema deste ano é “Boas tecnologias difundir, pro café bem florir”. A Fundação Procafé é uma das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.
Segundo José Edgard Pinto Paiva, presidente da Fundação Procafé, o evento é uma forma de divulgação dos últimos resultados de pesquisas, baseadas em levantamentos de problemas realizados junto aos produtores e tem como objetivo difundir continuamente novas técnicas para aumentar a produção com sustentabilidade econômica, social e ambiental.
O evento reúne técnicos-pesquisadores das mais variadas instituições de ensino e pesquisa do País, técnicos e consultores ligados à assistência, bem como lideranças de produtores e tem o apoio do Mapa e patrocínio do Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Café, Universidade Federal de Lavras - Ufla, Universidade de Uberaba - Uniube e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
São esperados 600 participantes, entre produtores, técnicos e profissionais do ramo. Na edição de 2011, realizada em Poços de Caldas-MG, com o tema “Mais Tecnologia, Mais Café”, estiveram presentes cerca de 500 pessoas.
Trabalhos científicos, seminários, “As novas variedades de café”, “Renovação de cafezais”, “Podas no cafeeiro” e Dia de Campo, na Fazenda Experimental de Varginha, para apresentar e demonstrar os resultados da pesquisa cafeeira da região são as atividades propostas para o congresso.