01:50hs
Sábado, 25 de Maio de 2024
Caxambu - Notícias
24/03/2016 14h41

Semana Santa em Caxambu

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios promove vasta programação para celebrar com os fiéis da cidade e região

Domingo de Ramos celebrado dia 20 de Março - Foto: Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

A Semana Santa de Caxambu está sendo celebrada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, com uma extensa programação religiosa.

A partir do dia 24 de março, quinta-feira Santa, inicia-se o Tríduo Pascal. Logo pela manhã haverá missa da Unidade Diocesana, Benção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, na Catedral de Santo Antônio, em Campanha.

A missa da Ceia do Senhor, Cerimônia do Lava-pés e Translado do Santíssimo Sacramento será realizada no Mosteiro (17h), nas Igrejas Santa Rita (19h), Sagrado Coração de Jesus (19h), Nossa Senhora da Aparecida (19h) e na Igreja Matriz (20h), com Vigília Eucarística até à meia-noite.

Na sexta-feira Santa, celebrada este ano dia 25, será realizada, às 8h, a tradicional Via-Sacra da Juventude, no Parque das Águas. A celebração principal do dia será realizada às 15h, com solene Ação Litúrgica, Leitura da Paixão, Adoração da Cruz, Oração universal e Comunhão dos Fiéis nas respectivas Igrejas.

Às 20h, Sermão do Descimento da Cruz na Praça Alfredo Pinto, procissão do Enterro do Senhor e veneração da Imagem do Senhor Morto na Igreja Matriz.

Sábado Santo será dedicado à oração com Benção do Fogo Novo, Rito de Luz e Solene Vigília Pascal, nas Igrejas Santa Rita, Sagrado Coração de Jesus e N. Sra. da Aparecida, às 20h, na Igreja Matriz, às 22h e no Mosteiro, às 22h30min.

No domingo de Páscoa, às 5h será realizada a Procissão da Ressureição e missa solene na Igreja Matriz. Às 7h, a Procissão da Ressureição sairá, em simultâneo, da Igreja de Santa Rita, com missa solene na Quadra do Bairro Alto Santa Rita e da Igreja Sagrado Coração de Jesus, com missa solene na Quadra do Bairro Vila Verde.

O encerramento da Semana Santa será às 17h, com missa solene na Igreja Matriz, procissão de Nossa Senhora da Alegria e canto do Te Deum na Matriz.

Mensagem de Páscoa do Padre Jean Poul Hansen, Pároco da Paróquia N. Sra. dos Remédios

"A você, caxambuense, vizinho ou visitante - leitor do Correio do Papagaio - os mais sinceros votos de «Feliz e Santa Páscoa!»

Celebramos nestes três dias o mistério central da nossa fé cristã, a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Uma única e grande celebração em três atos: primeiro a antecipação simbólica da entrega total de Jesus, no lava-pés e sua presença contínua junto de nós no Sacerdócio e na Eucaristia, ambos instituídos naquela última ceia; depois a sua realização no altar da Cruz, para a nossa salvação; e, por fim, depois de resgatar da morte o homem velho, Adão e toda a sua descendência, o prêmio da sua entrega, a ressurreição, celebrada na Solene Vigília Pascal, ponto mais alto de toda a liturgia cristã. Tudo isso se prolonga para nós em cada domingo e o domingo de páscoa é o domingo por excelência. Páscoa da Ceia! Páscoa da Cruz! Páscoa da Ressurreição! Páscoa dominical!

Desejo a você que a experiência de seguir a Cristo na sua paixão, morte e ressurreição, fecunde todos os seus dias e sua fé, celebrada domingo a domingo, seja capaz de dar sentido e significado a toda a sua vida, até chegarmos com Ele, o primogênito dentre os mortos, à nossa páscoa, à nossa ressurreição"

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br