No dia 17 de abril foi realizada uma reunião da Comissão Especial de Prevenção da Dengue (CEPD) na prefeitura municipal. Na ocasião, foi debatida a situação da dengue no município e iniciada a elaboração de um plano emergencial complementar ao já realizado pela Vigilância Epidemiológica de Cruzília.
Estão previstas a criação de uma legislação específica para tratar o caso, novas ações educativas, intensificação da fiscalização de lotes e terrenos baldios, aplicação do UBV (fumacê), passeatas e passeio ciclístico para sensibilização da população, entre outros. Segundo a comissão, em breve estão divulgando outras informações sobre o assunto.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Município de Cruzília encontra-se infestado pelo mosquito da dengue desde o ano de 2010 e os agentes estão tratando as propriedades de todos os bairros existentes na área urbana do município. Sem a participação da população os esforços de profissionais de saúde e autoridades não terão o efeito esperado. Portanto, autorize a visita dos agentes em suas residências para realizar o tratamento no controle da dengue.
A Vigilância pede a colaboração de toda população na eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Prefeitura Municipal de Cruzília
Sobre a dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e dura em torno de dez dias.
Sintomas da dengue
- Febre alta com início súbito;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;
- Perda do paladar e do apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Cansaço e dor no corpo.
Existe mais de um tipo de vírus da dengue?
Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.
Uma pessoa que já teve dengue pode pegar novamente?
Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da dengue.
ATENÇÃO!
Se sentir os sintomas da dengue, procure uma unidade de saúde;
beba bastante água;
não tome medicamentos sem orientação médica.
Secretaria do Estado de Minas Gerais