17:30hs
Terça Feira, 03 de Dezembro de 2024
Cruzília - Notícias
13/08/2015 09h50

Festival de Música vira bem cultural imaterial, em Cruzília

O segundo festival mais antigo de Minas Gerais é identidade do município e ganha registro junto ao Iphea-MG.

O tradicional Festival de Música Popular Brasileira de Cruzília aconteceu de 31 de julho a 2 de agosto e movimentou a cidade. Na 34ª edição, o evento recebeu a visita de um historiador que acompanhou todo o festival, entrevistou a população, os idealizadores e organizadores de outras edições, para reunir informações para finalizar o processo de registro junto ao Iphea-MG (Instituo Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) como bem cultural de natureza imaterial.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo, dos Esportes e Cultura da cidade, o objetivo do registro é valorizar, reconhecer e salvaguardar o tradicional festival que hoje em dia é identidade do município, representando a cultura de seu povo.

Nesta edição, o Festival teve mais de 100 inscrições, de diferentes cidades do Brasil, como Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras. Após análise, foram selecionados 35 artistas e o jurado escolheu os vencedores, os quais receberam premiações que totalizaram R$ 15 mil em dinheiro. 

A cada ano, o Festival de Música faz homenagens a pessoas ilustres que marcaram a história. Este ano, o festival homenageou Milton Maciel, que foi chefe do Departamento de Cultura, falecido em dezembro do ano passado.

Os vencedores deste ano foram: 1º lugar – música Jardim das Canções, intérprete Pedro Hoisel e Cristina Diniz (BH); 2º lugar – música Reza, intérprete Guilherme Ventura (Santa Luzia); 3º lugar – música Brincadeiras do Coração, intérprete Nayra Borges e João Soran (Caxambu); 4º lugar – música Amorável, intérprete Zé Alexandre (Poços de Caldas); Melhor Composição Local – música No Compasso do Vento, intérprete Gê Alvarenga e Renan Ribeiro; Melhor Intérprete – música Parceria, intérprete Zebeto Corêa (BH); Melhor Arranjo – música Esperâncias, intérprete Ronaldo Saar (Três Rio – RJ); Maior comunicação com o público – música Contramão, intéprete Cícero Gonçalves (São Paulo – SP).

Fotos: Secretaria Municipal de Cultura, dos Esportes e Turismo

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br