Fotos: Cristiane Alvarenga
A 9ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador do Clube do Cavalo de Cruzília (Núcleo Berço da Raça) foi realizada com grande sucesso entre os dias 09 e 12 de junho, na Pista Anibal Junqueira de Andrade no Complexo Humano da Ventania.
Centenas de apaixonados pelo cavalo Mangalarga Marchador de Cruzília e de várias partes do país se reuniram para prestigiar o evento que contou com a participação de animais da mais alta qualidade, representantes de alguns dos criatórios mais respeitados da raça do Brasil.
Os destaques da Expo MM de Cruzília foram:
Valsa Elfar de exposição e criação do Haras Elfar, de propriedade de Magdi Shaat, Campeã das Campeãs de Marcha e Grande Campeã Adulta da Raça
Bavária, de exposição do Haras Serra Bela de propriedade de Georgina Penna Costa, Grande Campeã Jovem
Angaí Luxuosa, de exposição e criação do Haras Angaí, de propriedade de Maria Zélia Arantes Meirelles, foi Reservada Campeã das Campeãs de Marcha e Reservada Grande Campeã Adulta da Raça, Campeã Marchador Ideal.
O Grande Campeão Adulto da Raça e o Reservado Campeão dos Campeões de Marcha foi o cavalo Tarot Elfar.
Perseu do Rebanho, criador Rebanho Agropecuária, fazenda Vista Alegre, foi Campeão dos Campeões de Marcha e Reservado Grande Campeão da Raça.
Os animais Angaí Luxuosa, Perseu do Rebanho,Valsa Elfar e Tarot Elfar se destacaram no evento arrebatando os maiores títulos de raça e marcha. A espetacular Angaí Luxuosa, uma legitima representante cruziliense, enaltece sua origem na Linhagem Angaí forjadora da raça. E os cavalos Perseu do Rebanho, filho de Trilho da Zizica da fazenda Morro Grande,Valsa Elfar e Tarot Elfar descendem da incontestável Lislie Edú, assim sendo, são a prova que o Berço da Raça continua fornecendo material genético com garantia de qualidade para todo Brasil.
Durante o evento, muitos criadores doaram coberturas de seus melhores animais que serão brevemente leiloadas em prol do Lar da Criança, instituição filantrópica de Cruzília que atualmente mantém cerca de 160 crianças.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |