04:44hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Cruzília - Notícias
15/01/2015 17h00

Personagens que fazem parte da nossa história - Axel Thosing Sorensen

Axel Thosing Sorensen marcou época na cidade de Cruzília.

Axel Thosing Sorensen nasceu na ilha de Aeros, no Reino da Dinamarca, 09 de maio de 1896.

Formou-se técnico em laticínios na Escola de Latícínios de Dalum. Em 1926, imigrou para o Brasil, vindo trabalhar na Fazenda do Campo Lindo para Thovar Nilsen, o qual alugava uma fábrica de laticínios. Aqui chegando, procurou fabricar um tipo de queijo muito conhecido na Dinamarca, o Danablue. Não Conseguiu, mas da tentativa acabou criando o tipo de queijo mais consumido do Brasil, um queijo amarelo, de sabor suave, com pequenos olhos e formato redondo como um prato; estava criado então o queijo tipo PRATO, como hoje é conhecido, e seu criador foi o Sr. Sorensen, como Axel Sorensen era conhecido.

Em 1929, casou-se com D. Kaia Olsen, na cidade de Aiuruoca, e tornou-se sócio da firma Dana, que foi a primeira marca de queijos finos do Brasil.

Em 1932, mudou-se para Encruzilhada (antigo nome de Cruzília) e estabeleceu-se numa pequena fábrica de queijo Minas, onde até hoje se encontra um estabelecimento de laticínios.

A pequena fábrica de queijos Minas prosperou e o Sr. Sorensen expandiu os negócios, fundando as fábricas da Fazendinha e Morro-Queimado, tendo sido ainda proprietário da Cremeria Caxambu, uma das primeiras fábricas de caseína e lactose do Brasil.

Em 1937, hospedou em sua casa, na fazenda Encruzilhada, por ocasião de seu aniversário, o então Presidente da República, o Dr. Getúlio Dornelles Vargas, que aqui ficou com vários ministros e com o Governador de Minas, o Sr. Benedito Valadares. Em 1938, participou da Exposição Nacional em Belo Horizonte, conquistando os primeiros lugares nas especialidades de queijos finos Gruyére, Roquefort e Step. Em 1945, mudou-se para Caxambu, mas continuou vindo diariamente a Cruzília. Em 1958, 35 anos depois da sua vinda para o Brasil retornou à Dinamarca, de onde voltou, já saudoso do Brasil, depois de ter ficado lá por quatro meses.

Axel Thosing Sorensen faleceu em Santos, São Paulo, no dia 10 de dezembro de 1963, e foi sepultado em Caxambu. Deixou Elizabeth Sorensen, que se casou com Júlio César de Almeida Lima.

O sr. Sorensen foi grande benfeitor da Igreja de Cruzília, muito ajudando na sua reconstrução; foi ainda grande benfeitor do Hospital Cândido Junqueira e muito contribuiu para abertura de estradas municipais no município de Cruzília.

Pessoa dada a benemerência, foi também benfeitor do Hospital de Baependi, Asilo Nhá Chica Baependi, “Santa Casa da Misericórdia”, Casa Virgo Potens e Asilo Santo Antônio, em Caxambu. Como primeiro Presidente do Conselho de Pais e Mestres de Caxambu, fez a obra da qual mais se orgulhava, o “Colégio Santa Therezinha”, que teve seu prédio destruído pelas chamas em 1960.

 

Fonte: Dicionário das Ruas de Cruzília, org. por Nádia Junqueira Maciel Ferreira

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br