José Geraldo Pereira Leite nasceu no dia 15 de novembro de 1910, em Baependi-MG, filho de José Eugênio Pereira Leite e Dagmar Ferreira de Andrade.
Fez o curso primário no Colégio São Sebastião de Cruzília, antiga Encruzilhada, e parte do ginasial em Itanhandu – MG, no Colégio Sul Mineiro.
Casou-se em 15 de março de 1933, no Distrito de Encruzilhada, Município de Baependi, com Maria de Lourdes Nunes Maciel, que passou a chamar-se Maria de Lourdes Maciel Leite, filha do Coronel Cornélio Pereira Maciel e de Leonina Nunes Maciel. Desse casamento nasceram dez filhos.
Produtor rural nos municípios de Cruzília e Baependi, integrou várias diretorias da Associação Rural do Sul de Minas, com sede na cidade de Caxambu, tendo sido Presidente.
Elegeu-se vereador do Município de Baependi, representando o Distrito de Encruzilhada, o que se deu na última legislatura antes da emancipação desse Distrito. Foi eleito Prefeito de Cruzília na gestão de 1967 e 1971, e uma de suas obras mais marcantes foi a construção da estação de tratamento de água da cidade, empreendimento que ainda hoje recebe elogios de técnicos da COPASA, empresa responsável pelo abastecimento atual do Município.
Construiu também a Escola Rural do Recreio, instituiu o Curso Normal (Magistério) no Município e priorizou as estradas municipais e os serviços de água e esgoto. Como Presidente do Clube Recreativo Encruzilhadense (CRE), proporcionou aos jovens de Cruzília o primeiro carnaval da cidade.
Faleceu no dia 16 de dezembro de 1988, em Cruzília.
Fonte: Dicionário das Ruas de Cruzília, org. por Nádia Junqueira Maciel Ferreira