05:41hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Cruzília - Notícias
16/10/2014 17h46

Personagens que fazem parte da nossa história - Professor Manoelito Maciel Pereira

Professor prestativo que deixou o seu legado na cidade de Cruzília.

Por Professor José Maria F. Maciel

 

Manoel Maciel Pereira, mais conhecido pelo nome de Professor Manoelito Maciel, nasceu no município de Cruzília, em 12 de março de 1896.

Foi casado com Maria de Paula Maciel. Exerceu as funções de professor e diretor do colégio por 20 anos, em Cruzília e Conceição do Rio Verde, onde construiu o prédio que passou, posteriormente, aos padres Betarramitas. Exerceu várias atividades, como vereador, presidente de Câmara, presidência e direção de clubes recreativos, esportivos e na agropecuária, tendo tido atuação em diversos campos da ação social e religiosa. Sua vida foi notadamente marcada por uma vocação nata e um dom natural de educador.

Dedicou-se com extremo carinho e saber à educação de seus noves filhos e de outros inúmeros alunos, aos quais dedicava o mesmo carinho e a mesma atenção, como se filhos fossem. Conhecia a todos pelo nome e por sua singularidade. Cada aluno era uma pessoa singular e insubstituível. Vivia por todos e por todos seria capaz de morrer por dedicação. Sabia que dedicar é mais do que morrer uma só vez. É morrer para sempre. É dar uma vida.

Lembro-me da amizade que os alunos tinham para com ele, chegando, às vezes, ao limite da veneração. Quantas vezes me admirava de ver seus alunos, profissionais já formados, virem de longe para revê-lo ou visitá-lo. Eram amizades duradouras e que passavam de pai a filhos.

Alguns recordavam, saudosos, passagens acontecidas nas salas de aula ou em competições esportivas. Outros repetiam, agradecidos, os louvores ao Mestre, sábio e amigo.

Permanecem-me na memória alguns fatos, como o de um ex-aluno, brilhante profissional, que me dizia: “o que sou devo ao Prof. Manoelito. Nunca, em minha vida de estudante, tive um professor tão amigo e tão sábio. Sua aula era tão clara que a verdade parecia penetrar em nossa cabeça”.

Os alunos gostavam do Colégio, amavam o Professor e veneravam o Diretor. Idos tempos, tempos idos, em que o Professor tinha valor!

Mudaram os alunos ou mudaram nós, os Professores?

Fonte: Dicionário das Ruas de Cruzília, organizado por Nádia Junqueira Maciel Ferreira

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br