Na quietude das paisagens mineiras, a Semana Santa se destaca pela fé fervorosa de um povo, que participa com vontade e torna esta Semana Maior um momento especial da vida espiritual.
Em Cruzília, Terra da Santa Cruz, a Semana Santa é muito mais que um feriado. Desde a semana que antecede as solenidades o povo se reúne para refletir sobre as dores de Maria, mãe corajosa e destemida, fiel à missão lhe confiada de acompanhar no silêncio seu filho Jesus.
A sexta-feira Santa foi marcada pelo silêncio e pela piedade do povo que lotou as cerimônias do dia. Silêncio que só foi quebrado no domingo da ressurreição com a força dos sinos e das músicas que anunciam o Aleluia!
Havia equipes para organizar as celebrações, a decoração dos locais, as filas de procissão e a turma dos andores. A Corporação Musical João Carlos Filho esteve presente em várias celebrações, juntamente com o coral que entoava tristemente os motetos. Além da participação de alguns padres da Diocese da Campanha, que foram até Cruzília para fazer os sermões após as procissões, como Pe. Wellington e Pe. Edinho, o seminarista Flávio Henrique e Pe. Durvano (Roseira-SP) que auxiliaram Pe. Dehon e Pe. Enderson durante toda a Semana.