As comemorações do 61º aniversário de fundação do Ypiranga Atlético Clube começaram no dia 30 de abril, com visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e carreata para a Igreja das Dores. No dia 1º de maio, dia que marca a fundação do Clube em 1955 por Pingueta, José Quirino, Lau; Assis, Pedrinho e Tonho, do Eca, foram realizadas diversas atividades para celebrar os 61 anos de paixão e amor pelo Ypiranga.
Às 7h, foi celebrada a Missa de Comemoração de 61 anos de fundação na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Às 11h, foi oferecida uma deliciosa feijoada no clube e às 13h disputado no Estádio do Ypiranga um jogo comemorativo, na categoria de base sub-15.
Às 15h30min, a partida YAC x Varginha, com jogadores locais, animaram as comemorações que não podiam deixar de envolver futebol.
A história do Clube remonta a 1955, data de sua fundação. Porém apenas 9 anos depois conseguiu finalmente inaugurar seu próprio estádio, batizado de Estádio Jayme Furtado Ferreira, nome de seu idealizador.
Na década de 80, o time vive uma fase de grande ascensão, conquistando o seu primeiro título da Liga Desportiva Caxambuense, o torneio mais tradicional da região, sobre seu rival local, o Sete de Setembro, no ano de 1985.
Atualmente, o Ypiranga conquistou muitos torcedores que amam e vivem a paixão do “Amarelão”, nome dado à sua torcida, que participa ativamente das partidas, vibra com as belas jogadas e ainda tem um bloco carnavalesco que todo o ano desfila as cores do Clube no Carnaval de Cruzília.
O Ypiranga conquistou os campeonatos de 1969, 1985, 1988, 2011 e 2014.
Atualmente a diretoria é composta por: Leandro Pereira, presidente; Williano Pinto Mangia, vice-presidente; Leandro Furtado, 1º tesoureiro; Juarez Barros Meirelles, 2º tesoureiro; Sabrine Izabel Esteves, 1ª secretária; Rubens Ribeiro Arantes, 2º secretário; Hebert Rodrigues Maciel, diretor técnico; Roberta Eloiza de Moura, diretor social.