Para evitar desperdício de alimentos e ajudar a economizar, uma nutricionista de Campinas (SP) ensina como deve ser preparada uma ceia de Natal "na medida certa". Entre as dicas da especialsita estão a quantidade de carne e bebida que devem ser compradas.
"De modo geral são 250 gramas de carne por pessoa, considerando um pedacinho de peru, tender e pernil. Uma garrafa de vinho dá para três pessoas, enquanto que, no caso de refrigerantes e sucos, o cálculo é de 500 mililitros", explicou a nutricionista Daisa Pinhal.
Sobre a salada de maionese, a especialista apontou consumo equivalente a uma colher de sopa, por convidado. Além disso, reiterou que o consumo deve ocorrer no mesmo dia do preparo, por causa dos alimentos perecíveis.
Opção mais barata
Proprietária de um restaurante em Campinas, Marisa Martinele afirmou que o desperdício pode ser evitado na escolha do prato principal das ceias tradicionais. "Geralmente não se consome o peru inteiro, porque a maioria prefere comer o peito. Como estamos falando em não ter desperdício, o ideal seria comprar somente esta parte". A comerciante disse que um peru inteiro é ideal para o consumo de uma família com pelo menos dez pessoas.
A nutricionista Daisa Pinhal sugeriu, como opção, o preparo da sobrecoxa do frango. "Fazê-la assada também, com ingredientes como batata ou pimentão. Vai ficar um prato excelente, sem contar que o frango e o peru são carnes bem semelhantes".