Mesa Diretora da 210º Assembleia Geral da AMAG
Com a participação de convidados e prefeitos dos municípios da região, a 210ª reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas foi realizada no último dia 10, no município de Dom Viçoso.
O encontro teve inicio com a palavra do presidente da AMAG, Joaquim José Paranaíba, e do anfitrião Francisco Rosinei Pinto, prefeito de Dom Viçoso, seguidos pelas palavras do Secretário executivo e o Assessor jurídico da AMAG e CIMAG, Alexandre Torres e Geraldo César respectivamente.
A sessão administrativa fez a leitura, discussão e votação da ata da assembleia anterior e foi definida a cidade da próxima edição.
O palestrante Sr. Marcos Moreira, diretor de gestão do setor elétrico do Ministério de Minas e Energia –MME, abordou o tema “O novo panorama da energia no Brasil, tendências e soluções para os municípios” , abrindo as sessões de palestras do dia.
Em seguida foi a vez da Sra. Thalyta Alves, pós-graduada em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público, falou sobre o “Cenário de ajustes nas contas Municipais – A busca de novas receitas , da Confederação Nacional dos Municípios”.
Os Senhores Alexandre Torres e Geraldo César Barbosa abordaram o tema “O lixo como solução Econômica. Um projeto Regional em atendimento a política nacional de resíduos sólidos, da empresa GTA Ecocidades”. Tema de extrema importância para a região, o palestrante mostra que é possível trabalhar dentro da Lei e transformar o lixo em produtos e empregos. Lembrando que o problema do lixo é uma constante e que precisa ser resolvido, touxe a proposta para os prefeitos de implantar o projeto nos municípios, explicando como funciona e o acordo que é feito.
Na prática a empresa trata os resíduos sólidos e afluentes , seguindo a norma que está definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, ressaltou ainda que os Prefeitos e Secretários de Meio Ambiente têm responsabilidade civil, podendo até serem presos caso não cumpram essa norma. A empresa atende cidades de até 100 mil habitantes, recolhendo o resíduo da cidade com recursos próprios, levando para uma usina que pode ser partilhada entre os municípios próximos que possuem o projeto, na usina há a separação do produto que é reciclado e ali na empresa ele é tratado para que saia como produto, não só prensar e amarrar. Sobre os matéria orgânica, existe uma tecnologia que é patenteada em vário países e feita uma compostagem acelerada, que transforma em adubo orgânico mineral. Para o matéria que não pode ser reciclada (ex. uma fralda), o material é triturado e transformado em energia alternativa. “Para nós o lixo é uma matéria prima, para prefeituras é um problema pois acarreta diversos preocupações para a cidade. Onde uns veem problemas, é melhor para nós. Hoje conseguimos reciclar 100 % do lixo.” Ressalta o palestrante.
A última palestra ficou para o Sr. Milson Perroni Lopes e o Sr. Bem Hur Brasil, da empresa M.P. Lopes Sistemas de Informação Ltda., e representando a empresa ADS – Action Digital Solutions Ltda., os Srs. José Carlos Bononi e Osni Pereira. Eles abordaram o tema “A importância de sistemas de gestão de atendimento ao cidadão, processos e documentos na tomada de decisões – Cinturão de Segurança e Central de Inteligência/Atendimento e despacho – Sistema de Saúde”.
Ao final do evento, Vanessa Lopes Léo, representante da empresa Consultoria Área Infância e juventude, fez um convite aos presentes para o I Congresso Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, realizado em Itanhandu, ressaltando a importância de se tratar o tema.
Ao término do dia os prefeitos e convidados debateram os temas abordados, discutindo formas para que sejam colocadas em prática as ideias ali debatidas.
O evento reuniu prefeitos, vereadores e secretários municipais de 30 municípios da microrregião do Circuito das Águas |
Particiação dos alunos de música da Escola Municipal de Dom Viçoso |
Participação do Dr Luciano Belfort, Delegado Regional da Polícia Civil de São Lourenço |
“O lixo como solução Econômica”. Um projeto Regional em atendimento a política nacional de resíduos sólidos, da empresa GTA Ecocidades” |
Abertura do evento pelo Prefeito de Dom Viçoso, Francisco Rosinei Pinto |