10/03/2017 18h54
Após quatro quedas, Ibovespa tem leve recuperação e sobe 0,14%
O mercado brasileiro de ações teve uma sexta-feira, 10, de frágil recuperação, depois de ter contabilizado quatro quedas consecutivas. O Ãndice Bovespa chegou a subir fortemente pela manhã, mas perdeu fôlego à tarde e chegou a cair momentaneamente. No fechamento, exibiu alta tÃmida, de 0,14%, aos 64.675,46 pontos. O volume de negócios totalizou R$ 8,8 bilhões.
Um dos principais destaques do dia foi divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll. O documento apontou criação de vagas acima do esperado em fevereiro, embora com evolução de salários abaixo das estimativas. Internamente, foi bem recebido o resultado do IPCA de fevereiro, que apontou inflação de 0,33%, ante 0,38% em janeiro e 0,43% da mediana das estimativas dos analistas. Em meio ao ambiente positivo, o Ibovespa atingiu a máxima de 65.724,81 pontos, em alta de 1,76%.
A busca pela recuperação das perdas recentes acabou por esbarrar no mercado de commodities. O petróleo, que iniciou o dia em alta, voltou a cair com preocupações em torno da oferta da matéria-prima. As ações da Petrobras seguiram o movimento e terminaram o dia em queda de 0,14% (ON) e de 1,31% (PN). Apesar da alta de 0,5% do minério de ferro no mercado à vista chinês, a ações da Vale também não conseguiram sustentar as altas da manhã e terminaram em queda de 1,76% (ON) e de 2,29% (PNA), em meio a discussões em torno da oferta da commodity.
O analista chama a atenção para o bom desempenho das ações "bond proxy", que se beneficiam da expectativa de corte de juros no PaÃs. Papéis dos setores imobiliário, de varejo e utilidades ganharam fôlego com a desaceleração do IPCA. Nesses grupos, destaque para Natura ON (+3,21%), Copel PNB (2,95%) e BR Malls (+0,75%).
Fonte: Estadão Conteúdo