08/02/2017 18h30
Policiais invadem Câmara e seguranças reagem com bombas de gás lacrimogêneo
Policiais Civis que protestavam contra a reforma da Previdência na Esplanada dos Ministérios tentaram nesta tarde de quarta-feira, 8, invadir o plenário da Câmara e foram impedidos com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. Eles conseguiram entrar no prédio da Câmara, pelo túnel que dá acesso ao Salão Verde, que foi tomado por fumaça.
Após o lançamento das bombas, os policiais lançaram garrafas na porta. Alguns usavam máscaras. Todos no local começaram a tossir e lacrimejar por conta do gás.
Funcionários da Câmara foram atingidos também por spray de pimenta e muitos coçavam os olhos.
A PolÃcia Legislativa bloqueou a entrada das portarias de acesso da Câmara e os portões foram fechados com grades por razões de segurança. O Salão Verde também foi esvaziado.
Um grupo de manifestantes da PolÃcia Civil permanece aglomerado do lado de fora da entrada do Anexo 2. Segundo agentes da PolÃcia Legislativa, ainda há manifestantes dentro da Câmara.
Policiais de todo o PaÃs vieram a BrasÃlia protestar nesta quarta-feira contra a PEC 287/16, que retira da Constituição o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública nos critérios de concessão da aposentadoria. No inÃcio da tarde, os manifestantes se concentraram no gramado em frente ao Congresso, onde espalharam cruzes.
Fonte: Estadão Conteúdo