09:54hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1897
Economia
11/03/2017 08h20

Primeiro dia de saque do FGTS tem filas e dúvidas

No primeiro dia da liberação das contas inativas do FGTS, a Caixa transferiu automaticamente R$ 2,38 bilhões a 1,9 milhão de trabalhadores com conta corrente ou poupança no banco. Na parte da manhã, 300 mil trabalhadores sacaram R$ 300 milhões das contas inativas. Como um mesmo trabalhador pode ter mais de uma conta inativa, o banco calcula que foram feitos 700 mil pagamentos até as 11 horas - segundo o último balanço divulgado.

Antes das 7 horas, as agências já estavam mais cheias do que o normal. Em uma agência no Brás, região central de São Paulo, Elisvaldo dos Santos foi o primeiro a fazer o saque. O valor é pequeno, apenas R$ 41, mas vai servir para pagar a dívida de R$ 30 que fez no cartão.

Mais de 4,8 milhões de trabalhadores têm direito a sacar o dinheiro das contas inativas desde ontem. Neste sábado, 1.841 agências da Caixa vão ficar abertas das 9 horas às 15 horas para atendimentos relacionados ao FGTS. Segundo a Caixa, estarão disponíveis R$ 6,96 bilhões neste mês, 15,9% do total dos recursos das contas inativas.

Valores até R$ 1,5 mil podem ser sacados no autoatendimento, com a senha do Cartão Cidadão. Para valores até R$ 3 mil, o saque pode ser realizado com o Cartão Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa. Acima de R$ 3 mil, devem ser feitos nas agências do banco.

Problemas

O bancário Carlos Alberto da Silva, 48, não conseguiu sacar os cerca de R$ 2 mil da conta inativa desde 1993. "Quero usar o dinheiro para sair do cheque especial, mas o sistema diz que não está disponível." Para o motorista André dos Santos, de 39 anos, a viagem não foi totalmente perdida. Ele, que imaginava ter R$ 850, disse que foram depositados R$ 2 em sua conta. "Só me arrependi de ter vindo de ônibus."

A Caixa reconheceu que alguns trabalhadores enfrentaram problemas, sobretudo quanto à divergências de cadastro. No entanto, segundo o banco, o volume de problemas é pequeno ante o de atendimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br