05:32hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Esportes
08/06/2010 14h37

Por dentro da Copa

Por dentro da Copa

Daqui a pouco mais de dois meses, o mundo vai virar suas atenções para a África do Sul e a disputa do maior torneio do esporte mais popular do planeta: a Copa do Mundo. No próximo dia 11 de junho, a anfitriã fará o jogo de estréia com o México em Johanesburgo, a partir das 11h, horário de Brasília.
Mais do que uma competição, a Copa do Mundo possui uma aura especial, é democrática, ao reunir seleções dos cinco continentes, e, principalmente no Brasil, mobiliza a totalidade da população. Até aqueles que não gostam de futebol e não acompanham as competições param para assistir aos jogos, sendo, estes, verdadeiras ocasiões oportunas para a reunião de familiares, amigos e realização de festas.

Desde 1998, a competição organizada pela Fifa conta com a participação de 32 seleções. A 19ª edição do torneio a ser realizada este ano terá, além da África do Sul, por ser sede, as seleções da Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Sérvia e Suíça, do continente europeu; Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, da América do Sul; Estados Unidos, Honduras e México, representando as Américas Central e do Norte; Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria, do continente africano; e Austrália, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão e Nova Zelândia, da Ásia e Oceania.

Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo será disputada em solo africano, o que demonstra o esforço da Fifa em promover o esporte ao redor dos quatros cantos do planeta, assim como atende a interesses comerciais da entidade, o que ficou claro também com a realização da competição pela primeira vez na Ásia em 2002, no Japão e na Coréia do Sul.
Diante de toda a expectativa que gira em torno da Copa do Mundo 2010 na África do Sul, você, leitor do Jornal Correio do Papagaio, poderá conferir, a partir desta edição até o início do torneio, análises sobre as seleções e seus craques, além de notícias e curiosidades sobre o torneio.

Análises gerais

Muito tem se falado a respeito dos favoritos para a Copa do Mundo deste ano. Há um senso comum entre os especialistas de que os grandes candidatos à conquista do caneco são Brasil, Espanha e Inglaterra (não necessariamente nessa ordem), pelos grupos de jogadores e/ou resultados obtidos nos últimos anos e nas eliminatórias.

No entanto, Copa do Mundo tem os seus “poréns”. É um torneio curto, com uma segunda fase disputada no estilo “mata-mata”, e nem sempre a melhor equipe é a que sai vencedora. Provas disso são as seleções da Hungria de 54, Holanda de 74 e 78 (a famosa Laranja Mecânica) e o Brasil de 82. Além disso, as duas últimas edições do torneio foram conquistadas por times que chegaram desacreditados (Brasil em 2002 e Itália em 2006). Portanto, como candidatas ao título, não se pode descartar as tradicionais seleções de Alemanha, Itália e Argentina, além de outras equipes fortes como França, Portugal e Holanda.

Já entre as possíveis surpresas da Copa, com alguma chance de, quem sabe, chegar às fases de quartas ou até mesmo semi-finais, também por seus resultados recentes e jogadores, pode-se apontar Paraguai, Chile, Estados Unidos, Gana e Costa do Marfim, mesmo esta tendo caído no forte grupo com Brasil e Portugal e apresentando deficiências no setor defensivo. Outros times do segundo escalão da Europa também podem surpreender, como Sérvia e Dinamarca. Já algumas seleções que não se classificaram para a Copa farão falta ao torneio, seja pelo bom futebol apresentado atualmente ou pelos craques que vestem suas camisas. Entre elas, Rússia, de Arshavin, Suécia, de Ibrahimovic, e Egito, a melhor seleção africana que recentemente levou a Copa do continente pela terceira vez consecutiva.

Por falar em craques, eles não vão estar em falta na Copa da África do Sul. Messi desponta como principal candidato ao prêmio de melhor do torneio, mesmo tendo Cristiano Ronaldo, Rooney e Kaká (mesmo que em má fase) como sombra. Eles também figuram entre os nomes para a briga pela artilharia, ao lado de centroavantes como Fernando Torres, David Villa, Drogba, Luís Fabiano, Henry e Eto’o.
Fique ligado: tantos craques e emoções prometem e todas as expectativas sobre o maior evento futebolístico do planeta você confere no Por Dentro da Copa, que volta na próxima edição trazendo as análises das seleções que compõem o grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França.

Mata-Mata

Qual seleção foi eliminada da Copa da Alemanha em 2006 sem perder um jogo e sem levar um gol?

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br