07:58hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Esportes
21/07/2010 15h06

Espanha: Campeã Mundial de 2010! Sorte da Copa do Mundo, sorte do futebol

Espanha: Campeã Mundial de 2010! Sorte da Copa do Mundo, sorte do futebol

Com a defesa menos vazada da competição, a Fúria se iguala a França e Itália como campeãs com defesa menos vazada, porém se torna a primeira colocada com pior ataque na história.

Como diz o ditado, nada vem facilmente, e um título que nunca havia sido conquistado também não viria, principalmente pela fama que a seleção espanhola carrega de amarelar na hora de decidir um título. E ele finalmente veio. E pro bem do futebol ele foi pra Espanha – que jogou um futebol como  deve ser jogado, e não um jogo retrancado e feio, como algumas seleções vinham usando, principalmente a adversária Holanda que, mesmo com um time técnico elevado, chegou a abusar da violência em alguns momentos.

Em sua primeira final, a seleção espanhola faturou a Copa do Mundo de 2010, neste domingo, ao bater a Holanda por 1 a 0 no segundo tempo da prorrogação, no estádio Soccer City, e assim entrou no seleto grupo de campeões do mundo no futebol.

Os espanhóis começaram partindo pra cima e tomando conta do jogo logo no começo, com sua principal característica que é o toque de bola envolvente. Com isso quase abriu o placar duas vezes. A primeira, na cabeçada de Sergio Ramos e a linda defesa de Stekelenburg; e na segunda, o lateral espanhol fez boa jogada e Heitinga afastou o perigo quase sobre a linha do gol. Após isso o jogo deu uma esfriada, e com a marcação forte de ambas as equipes, passou a ser mais estudado, com os times buscando sair só nas boas.

Os craques da partida Sneijder e Robben, pela Holanda, e Xavi e Iniesta, pela Espanha, quase não apareceram justamente pela forte marcação que os dois times fizeram.

O segundo tempo começa como iniciou o primeiro, com um maior volume de jogo espanhol, com a Holanda buscando os contra-ataques. Nessas investidas a Laranja chegou duas vezes ao gol de Casillas. Aos 18 minutos, Sneijder, sumido no jogo, deu um lindo lançamento no meio dos zagueiros espanhóis para Robben que saiu frente na frente com Casillas, que fez importante defesa. A resposta da Espanha veio rápida, mas Villa perdeu um gol incrível, após furada de Heitinga. Robben igualou o placar de oportunidades claras perdidas ao ficar novamente sozinho diante de Casillas, aos 38 minutos, depois de ganhar de Puyol na corrida. E com isso, o jogo ficou no 0 a 0 e foi pra prorrogação.

E como se fosse a regra do jogo, a prorrogação começou da mesma maneira das etapas anteriores, com domínio da Espanha e a busca incessante do gol, que não veio de forma clara pra nenhuma das duas equipes.

O gol do título veio aos 10 minutos da segunda etapa. Torres deu para Fábregas na entrada da área, que tocou para Iniesta chutar cruzado. 1 a 0 Espanha.
Casillas já chorava em campo mesmo antes do apito final, consciente de que fazia parte da história do futebol espanhol. Assim, chorado veio o primeiro título de uma Copa do Mundo para a Espanha.

A história dessa nova campeã mundial não começou no Soccer City. No início tinha outro técnico, Luis Aragonés, e quase os mesmos jogadores. O time vencedor da Eurocopa de 2008 transformou a Espanha na seleção a ser batida. O treinador mudou, entrou Vicente del Bosque, e voltou a decepção: fracasso na Copa das Confederações, derrota na estreia do Mundial contra a Suíça. Mas o time que melhor toca a bola no planeta deu a volta por cima. E termina 2010 no topo.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br