05:18hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Esportes
08/06/2010 17h03

Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia

Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia

Com exceção da Inglaterra, o grupo C conta com seleções sem grande tradição e expressividade no futebol. No entanto, Argélia e Eslovênia surpreenderam nas eliminatórias ao desbancarem Egito e Rússia, respectivamente, e chegam à competição como zebras. Por outro lado, os norte-americanos estão em fase de evolução, finalizando as eliminatórias das Américas Central e do Norte como líderes e chegando à decisão da Copa das Confederações em 2009. Por isso, acredito que Inglaterra e Estados Unidos avançam à segunda fase sem grandes problemas.

Inglaterra

Posição no ranking da Fifa: 9º
Posição na Copa 2006: 7º
Técnico: Fábio Capello
Principal jogador: Wayne Rooney (Manchester United – ING)
A Inglaterra chega à África do Sul como uma das principais candidatas ao título. A seleção inglesa conta com um elenco repleto de craques e estrelas, como o zagueiro John Terry, os meio-campistas Steven Gerrard e Frank Lampard e o artilheiro Wayne Rooney, que vive grande fase. Isso sem levar em consideração o talento, a experiência e a carreira vitoriosa do técnico italiano Fábio Capello, reconhecidamente um dos melhores do mundo. No entanto, alguns fatores extra-campo podem afetar negativamente a campanha dos ingleses. Recentemente, um escândalo veio à tona, em que o ex-capitão John Terry se envolveu em um relacionamento extra-conjugal com a ex-namorada do lateral da seleção Wayne Bridge, o que causou uma crise na equipe e o afastamento voluntário de Bridge do English Team. A lesão do astro e ídolo David Beckham, que rompeu o tendão de Aquiles em jogo pelo Milan, também o impedirá de disputar a Copa. Já dentro de campo, a principal carência é no gol. De qualquer forma, com o talento dos jogadores e o comando de Capello, a Inglaterra tem tudo pra fazer bonito e conquistar seu segundo título mundial.

Estados Unidos

Posição no ranking da Fifa: 14º
Posição na Copa 2006: 25º
Técnico: Bob Bradley
Principal jogador: Landon Donovan (L.A. Galaxy – EUA)
A seleção norte-americana tem todas as credenciais para ser uma das gratas surpresas da Copa na África do Sul. Aliás, nem tão surpresa assim, já que os resultados recentes escancaram a evolução do futebol no país. Os Estados Unidos foram vice-campeões da Copa das Confederações, ao eliminarem a favorita Espanha nas semi-finais e venderem caro o título ao Brasil. Desbancaram a tradicional seleção mexicana como principal seleção da Concacaf durante as eliminatórias. Dentro das quatro linhas, se não conta com grandes estrelas, possui um conjunto forte e um esquema tático eficiente, com perigosos contra-ataques. A segurança do goleiro Tim Howard e a velocidade e habilidade de Landon Donovan também incomodam. Em contrapartida, a inexperiência em grandes decisões pode atrapalhar na fase mata-mata ao enfrentar tradicionais seleções, como aconteceu na final da Copa das Confederações contra o Brasil. De qualquer forma, seja qual for a campanha norte-americana, o número de praticantes e adeptos do futebol cresce a cada dia no país, que já vive dias melhores em competições internacionais.

Argélia

Posição no ranking da Fifa: 26º
Posição na Copa 2006: Não jogou
Técnico: Rabah Saadane
Principal jogador: Karim Ziani (Wolfsburg – ALE)
É uma daquelas seleções que devem se dar por satisfeitas já por estarem na disputa da Copa. O time da Argélia não possui grande talento, o que acaba sendo compensado pela entrega e pela raça de seus jogadores. Foi dessa forma que os argelinos conseguiram a vaga na competição ao derrotarem, na repescagem das eliminatórias africanas, o Egito, seleção com notável superioridade técnica e campeã da Copa das Nações Africanas no início deste ano. Na década de 80, chegou a surpreender ao derrotar a Alemanha Ocidental na 1ª fase da Copa de 82. Em 86, caiu no grupo do Brasil, para o qual perdeu por 1 a 0. Mas, em ambas as Copas, foi eliminada na 1ª fase. Atualmente, encontra-se abaixo do nível das outras seleções africanas classificadas (Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria) e, assim como a África do Sul, terá que lutar muito para poder passar da fase de grupos. Conta com alguns jogadores que atuam por equipes sem grande expressão na Europa, como o meia Karim Ziani, do Wolfsburg, que podem ter a Copa do Mundo como motivação para alavancar a seleção e suas carreiras.

Eslovênia

Posição no ranking da Fifa: 31º
Posição na Copa 2006: Não jogou
Técnico: Matjaz Kek
Principal jogador: Samir Handanovic (Udinese – ALE)
A equipe eslovena também surpreendeu por já ter conquistado uma vaga entre as 32 seleções que irão disputar a Copa. Na fase de grupos das eliminatórias européias, desbancou seleções com mais tradição, como República Tcheca e Polônia, por exemplo, e classificou-se para a repescagem para enfrentar a Rússia, a qual também eliminou. Tais feitos devem ser levados em conta, mas a qualidade técnica do time está muito aquém de uma seleção capaz de realizar grande campanha na Copa. O atual grupo é marcado pela disciplina tática, com uma defesa muito bem organizada, mas lenta, e algumas boas peças, como o goleiro Samir Handanovic, o meia Robert Koren e o atacante Milivoje Novakovic. Mas nada que ofereça grandes esperanças aos torcedores. Trata-se de uma equipe jovem, que disputou a primeira Copa em 2002, e que, mesmo quando integrava a Iugoslávia junto a Sérvia, Montenegro, Croácia, Bósnia e Macedônia, não cedia muitos jogadores à seleção. Só será capaz de almejar algo maior na competição apostando na força do grupo e no erro do adversário.

Mata-mata

• Resposta da edição anterior: As seleções que mais disputaram finais de Copa do Mundo foram Brasil e Alemanha, cada uma com sete aparições. O Brasil venceu em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, e perdeu em 1950 e 1998. Já a Alemanha sagrou-se campeã em 1954, 1974 e 1990, sendo vice em 1966, 1982, 1986 e 2002.
• Pergunta para a próxima edição: O Brasil teve o artilheiro da Copa em três edições. Quem foram eles e em quais anos?

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br