Por Brenda Rocha
Ocorreu no último final de semana, entre os dias 27 a 29 de maio, o 1º Festival do Café Especial com Arte de Dom Viçoso. O evento com entrada gratuita contou com exposições, shows, atividades culturais e uma área toda destinada à gastronomia, com praça de alimentação e uma exposição da maior coleção de rótulos de cachaça reconhecida pelo Ranking Brasil e exposição de fotos “Café com fotografia” dos alunos da Rede Pública Municipal de Dom Viçoso. No dia do encerramento o festival também contou com um encontro de carros antigos, mercado de pulgas e miniaturas.
Durante o evento tiveram expositores da Serra da Mantiqueira de azeite, cachaça artesanal, café e da gastronomia em geral. Participaram no total mais de 30 marcas no festival.
O evento gerou resultados positivos já que valorizou a agricultura familiar, potencializando a visibilidade dos produtos, serviços oferecidos, e criou a oportunidade de negócios futuros com a movimentação econômica que foi gerada. Calcula-se que nos dias do festival houve o fluxo financeiro de 800 mil, todo este movimento impacta a região no entorno da cidade de Dom Viçoso e em especial a cidade anfitriã onde houve a contração de serviços locais e impactou de forma positiva os setores de hospedagem, alimentação, e mão de obra.
Também é necessário ressaltar que o evento, inseriu o município de Dom Viçoso no calendário de eventos, destacando e valorizando a cidade, principalmente se tratando de um evento que priorizou a qualidade e charme, característicos da cidade.
O evento contou com a exposição de 40 carros antigos que chamou a atenção dos munícipes e turistas, organizado pelo produtor cultural Manuel Lima.
O festival que teve um fluxo próximo a 4 mil pessoas, só foi possível com a iniciativa do prefeito Nei, associação dos produtores de café, artesãs e produtores do município, apoio da câmara municipal e a organização do produtor de eventos Wiliam Rogerio.
Um evento nesta magnitude pode trazer inúmeros benefícios que vão contribuir para a melhora da qualidade de vida dos habitantes e também incentiva a prática de atividades culturais que enriquece a cultura local.