16:40hs
Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1903
Eventos
03/08/2022 12h50

Entrega da Comenda Visconde de Arantes

Medalha homenageia personalidades que se destacam em Andrelândia


No último dia 20 de julho, foi realizada em Andrelândia a solenidade de entrega da “Comenda Visconde de Arantes” a dez personalidades das mais diferentes áreas de atuação e que prestaram excepcionais serviços à comunidade andrelandense.
A cerimônia aconteceu no Cine-Theatro Glória e contou com a presença do prefeito Francisco Carlos Rivelli (Cacau), da primeira dama Karla Rivelli, do vice-prefeito Ibraim Gonçalves da Silva e sua esposa Cleusa Silva, além da comissão responsável pela outorga, autoridades e familiares dos homenageados.
Este ano foram agraciadas as seguintes personalidades: Adeodata Kênea Leite dos Santos, Domingos Sávio da Silva, Edmilson Luiz Reink de Azevedo, José Eduardo Cardoso, José Marcos Alves Salgado, José Ronaldo Fonseca, Julieta Maria Moreira Nunes, o deputado estadual Duarte Bechir, Rosemary Salgado Sacramento e Sérgio de Jesus Vilela.
A Medalha Visconde de Arantes foi criada no ano de 2002, através da Lei Municipal de nº. 1311/2002, com o objetivo de agraciar as personalidades de maior destaque no campo político, social e cultural, tanto na esfera municipal quanto estadual e nacional. As cerimônias, segundo a mesma Lei, são “realizadas sempre no dia 20 de julho, data em que se comemora o aniversário da cidade”.
O Visconde de Arantes, Antônio Belfort Ribeiro de Arantes, era filho de Antônio Belfort de Arantes, o Barão do Cabo Verde e de dona Maria Cândida de Paula. Nasceu no arraial do Turvo, por volta de 1831. Sua esposa, dona Libânia Jesuína de Carvalho, filha do Barão e Baronesa do Cajuru.


Dotado de grande energia e senso político empenhou-se totalmente no cumprimento da tarefa de melhorar sua terra Natal. Juntamente com seu pai e ajuda da população, foi o responsável pela construção do prédio da Câmara e Cadeia, obra imprescindível e obrigatória para que assim fosse instalado o município de Vila Bela do Turvo. Sendo este, dentro de apenas dois anos, elevado à categoria de cidade, com a denominação de Turvo, em 20 de julho de 1868.
Responsável pelo primeiro serviço de abastecimento de água potável e iluminação pública da cidade. Foi o Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional do Município do Turvo. Oficial da Imperial Ordem da Rosa. Barão por decreto em 19 de julho de 1879 e Visconde, por decreto em 18 de julho de 1888.
Elegeu-se Presidente da Câmara Municipal da cidade do Turvo por quatro períodos distintos, totalizando 15 anos no exercício de 1º Mandatário Municipal. Secretário e um dos fundadores da Irmandade do Santíssimo Sacramento na cidade.
No período de 1869 a 1872 foi Juiz da Paz e nas eleições de 30 de junho de 1892 eleito Deputado Federal. Foi também provedor da Santa Casa de Misericórdia do Turvo. Graças ao seu prestígio e amizade junto ao Governador João Pinheiro e ao Presidente da República Afonso Pena - conseguiu alterar o projeto original da estrada de ferro Oeste de Minas, fazendo com que o traçado desta passasse por Andrelândia, fato este, responsável pelo desenvolvimento do município.
Faleceu em 30 de setembro de 1908, repousando seus restos mortais no Cemitério Público da cidade.

 
 
 
 


PUBLICIDADES
Pousada Villa Bella do Turvo
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br