17:34hs
Domigo, 22 de Dezembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1903
Geral - Noticias
15/06/2012 14h28

Amazônia Homens ocuparam Amazônia antes de Colombo

Homens ocuparam Amazônia antes de Colombo


Parte oeste da bacia amazônica teria sido ocupada por pequenos grupos.
Locais abrangem parte do Acre e cidades peruanas.


Uma pesquisa detalhada sobre o solo da Amazônia mostra indícios de assentamentos humanos na região ocidental da bacia amazônica antes da chegada de Cristovão Colombo à América do Sul. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (14) na revista “Science”.

A bacia amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, é a maior bacia fluvial do mundo é um importante reservatório de biodiversidade. Sua extensão abrange vários países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana.

Pesquisas anteriores já haviam indicado a presença de vários assentamentos na região central e leste da Amazônia, onde há sítios arqueológicos de povo pré-colombianos na Ilha de Marajó, em Santarém e no Alto Xingú, ambos no Pará, que também foram estudados.

Mas na sua parte ocidental, cuja extensão é de 3 milhões de metros quadrados, os pesquisadores também encontraram indícios de antigos povos no Acre, no Brasil, em Iquitos e em Los Amigos, no Peru.

A equipe liderada por Cristal McMichael, do Departamento de Ciências Biológicas, do Instituto Florida de Tecnologia, nos Estados Unidos, analisou solos de 55 locais diferentes em toda a a área ocidental da bacia amazônica em busca de vestígios de carvão, vegetais fósseis e depósitos de sílica, que pudessem fornecer sinais de agricultura antiga. Em alguns pontos foram encontrados indícios de fogo e alteração na vegetação.

A descoberta sugere que a Amazônia Ocidental foi ocupada principalmente por pequenas populacionais humanas antes da chegada do navegador espanhol. Para os cientistas, o achado pode ajudar a entender como antigos assentamentos amazônicos teriam influenciado a floresta e vice-versa.



Fonte:G1

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br