16/02/2023 09h50
Após dia de caos, Linha 4-Amarela do Metrô de SP volta a funcionar normalmente
Depois de situação bastante caótica enfrentada por passageiros ao longo da quarta-feira, 15, em razão de duas falhas elétricas na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, o funcionamento permanece normal na manhã desta quinta-feira, 16. De acordo com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação, todos os trens estão circulação normalmente pelas 11 estações da linha. "Operação normal na Linha 4-Amarela do Metrô", disse a companhia em nota.
Ao longo da quarta-feira, usuários relataram problemas na circulação de trens, assim como lotação de plataformas e acesso de escadas e de catracas, em razão das panes elétricas registradas ainda pela manhã.
A primeira falha teve inÃcio à s 8h20 e foi normalizada oito minutos depois. A circulação foi prejudicada neste perÃodo entre as estações Paulista e Pinheiros. Já a segunda começou por volta das 10h e terminou por volta das 20h, dez horas após o inÃcio do problema, quando a ViaQuatro afirmou que a situação estava normalizada. Antes disso, o funcionamento seguiu de forma parcial, prejudicando quem aguardava os trens e provocando superlotação nas estações.
Ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente as Situações de Emergência (Paese) foram acionados para reforçar o transporte de passageiros entre Butantã e Paulista, de acordo com a concessionária. No entanto, os passageiros também reclamaram da superlotação dos coletivos pela manhã, assim como, no fim da tarde de quarta-feira, no retorno para casa.
Em nota, a empresa disse lamentar "os transtornos ocasionados por falha de alimentação elétrica na subestação Fradique Coutinho, na Linha 4- Amarela." A paralisação impactou no funcionamento de ao menos oito das 11 estações ao longo do dia.
A pane provocada na Linha 4-Amarela produziu um efeito cascata. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) afirmou que a Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha chegaram a funcionar com velocidade reduzida em perÃodos do dia. Por volta das 13h de quarta-feira, a situação nas três linhas administradas pelo Metrô já estava normalizada, segundo a companhia.
Fonte: Estadão Conteúdo