Animais de grande porte soltos na área urbana tem sido uma rotina em Poços de Caldas (MG). Nos bairros Jardim Kennedy, Vila Matilde, São Bento, Jardim Aeroporto e Cohab é comum ver cavalos próximos à Avenida Alcoa ou atravessando a pista.
Quem vive e trafega pelo local diariamente reclama da presença dos animais. “Todos os dias eu vejo os cavalos por aqui. Eles ficam soltos ao longo de todo trecho da rodovia. É muito perigoso, porque as pessoas trafegam em alta velocidade e um acidente pode ser fatal”, diz César Augusto Dias, morador do Jardim Kennedy.
Ainda de acordo com ele, o problema é recorrente e o recolhimento dos animais não tem sido feito. “Por várias vezes eu tentei ligar para a Guarda Municipal, mas fui informado que o recolhimento não é mais feito por eles e agora não sei mais a quem recorrer”, comentou o morador.
Questionada, a Guarda Municipal informou que o recolhimento não é mais feito pelo órgão e que os veículos utilizados para este serviço foram devolvidos à Vigilância Ambiental, responsável por este controle.
Procurada pela reportagem do G1, a Vigilância Epidemiológica não soube esclarecer o problema do recolhimento dos animais em razão da transição de governo na prefeitura da cidade. Segundo o órgão, o procedimento correto seria o recolhimento dos cavalos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a aplicação de multa ao dono dos animais.