Entre os dias 15 e 18 de novembro, estará havendo projeções de filmes na Praça Monsenhor Nagel, em Aiuruoca. Será a 1ª. Mostra FLIPO – Filmes de Língua Portuguesa, que tem como objetivo colocar o público em contato com a arte cinematográfica e a cultura de países que falam nossa língua, como Portugal, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e outros. São duzentos e trinta milhões de falantes do Português, o que coloca nosso idioma como o 3º. mais falado no mundo ocidental.
Durante o dia, a Mostra Raizes estará ocorrendo no Clube Litero-Recreativo Aiuruocano, apresentando filmes rodados em várias partes do Brasil, inclusive dois deles produzidos na nossa região ´´Com os Pés na Cabeça” e “ Caminhos da Mantiqueira”, valorizando a cultura popular. A abertura das mostras será às 15 horas do dia 15 (Dia a Proclamação da República).
Homenagem especial
Aiuruoca/Matutu goza o privilégio de abrigar entre seus moradores o cineasta Luiz Paulino dos Santos, detentor de uma extensa produção e vários prêmios. Na Mostra Raízes, ele estará sendo homenageado e seus filmes serão projetados continuamente no Museu Municipal. Um cineasta de 80 anos, de muitas qualidades e muitíssimo querido por todos que o conhecem, como diretor, dirigiu Jôfre Soares, Marieta Severo, Tonico Pereira, Paulo Autran, Marlene França entre outros famosos, foi amigo e muito estimulou a carreira de Glauber Rocha.
Sr. Paulino é um homem de uma imensa profundidade, o que contribui para sua simplicidade e sabedoria, basta ficar perto dele pra sentir a calma chegar. Na mostra Raizes, teremos oportunidade de assistir inúmeros filmes com atuação dele, seja como ator, diretor ou roteirista. No filme Estaféta, o diretor André Sampaio cineasta do RJ, conta a história do nosso homenageado. Outro filme que promete é o “Homem que não dormia”, um filme bastante premiado, de Edgar Navarro, onde Luiz Paulino tem uma atuação surpreendente.
Mostra Flipo
A Mostra FLIPO é inédita e foi oferecida em primeira mão a Aiuruoca, pelos seus criadores, numa troca de ideias ou, mineira e carinhosamente falando, um “toró de parpites”, no quintal da Pousada Alquimia, numa busca de propostas para aumentar o movimento do comércio e atividades culturais para a população e os visitantes.
A ACTUA – Associação do Comércio, Turismo e Artesanato de Aiuruoca, que retomou suas atividades com essa promoção cultural, através de sua coordenadora de eventos, Glória Silveira, e uma comissão de pessoas de boa vontade estão responsáveis por essas mostras.
A coordenadora da Mostra de Cinema de Aiuruoca falou ao Jornal Correio do Papagaio, convidando todos os leitores deste importante veiculo e enfatizando a sua expectativa de que os empresários locais, assim como a população e os visitantes prestigiem esse evento que trará cultura e entretenimento, porque “afinal esse público é a principal razão do nosso empenho”, completou ela.
Para o encerramento, no dia 18, domingo, está prevista uma programação especial de filmes e Roda de Capoeira, com os mestres Carlão e Cícero, em homenagem aos afro descendentes e aos índios.
A coordenação promete para os próximos dias divulgar a programação completa das Mostras Raízes e FLIPO de Cinema de Aiuruoca por diversos meios de comunicação, incluindo o Jornal Correio do Papagaio.