Paulo Barcelos |
Instalação artística “Colors of Movement” em Barcelona, na Espanha |
O mineiro Paulo Barcelos, de 22 anos, está fazendo sucesso na Europa. Há quase dois anos, ele trancou sua matrícula na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde estudava Design Gráfico, arrumou as malas e foi desenvolver ainda mais a sua aptidão na Itália, quando fez vários cursos.
Para Paulo Barcelos, estudar na Uemg representou um grande passo na sua vida. “Foi uma instituição que me fez ter um conhecimento mais profundo da indústria do design e me apresentou diferentes possibilidades para além do design gráfico, que foi o curso que fiz inicialmente. É importante ressaltar a matéria que fiz, de Design de Interface, que mais me impulsionou a tentar um envolvimento com mídias digitais, já que são nestes meios que o design de interface são desenvolvidos”, ressaltou.
Na temporada que Paulo passou na Europa, ele criou alguns projetos, entre eles, a “instalação interativa Colors of Movement” que foi comissionada pela marca italiana United Colors of Benetton para ser a primeira instalação exibida na vitrine de várias de suas lojas, dentro do programa “Vetrines Criatiavas” que integra lojas da marca na Europa. O sucesso entre a população é visível. Não há como resistir e dar uma paradinha em frente à vitrine.
A instalação funciona de maneira bem simples. A fachada das lojas são cobertas com enormes monitores e câmeras de vídeo de uma forma que as pessoas possam se ver refletidas em toda a extensão da fachada. É nesse momento que a magia dos sensores e programas de computador acontece, e tudo que se movimenta na frente das câmeras é transformado em uma vibrante explosão de cores que se destaca das coisas que estão imóveis. A ideia, segundo Paulo Barcelos, foi criar um “espelho mágico” que traduz os movimentos humanos em uma poesia de cores e valoriza a interação física entre clientes e vitrine a fim de criar ali um espaço que é mais de diálogo, do que de mera contemplação.
Neste projeto, além de ter trabalhado no desenvolvimento técnico e logístico da plataforma, Paulo Barcelos foi participante com sua instalação artística “Colors of Movement” que hoje já está sendo exibida nas lojas de Milão, Barcelona, Mônaco, Xangai e Moscou e prova como o conhecimento técnico pode trazer inspiração emocional. Oficialmente, o projeto será lançado ainda no primeiro semestre de 2011.
Projetos online
No período em que esteve na Itália, Paulo Barcelos ainda teve participação em diversos projetos online, experimentais e institucionais, entre eles: o Pixuffle (http://www.pixuffle.net) - um projeto autoral que é uma “ferramenta para edição criativa de imagens”. Um programa com o qual é possível “embaralhar e desfragmentar” imagens num processo totalmente gestual; uma mistura de brinquedo com ferramenta que fez muito sucesso e se espalhou rapidamente pela web. Toda a propagação do programa pela rede foi monitorada e analisada, o que rendeu outro lado da pesquisa: entender como e porque usuários se relacionam e distribuem de forma viral esse tipo de conteúdo gratuito.
Outro projeto foi a campanha da Benetton Its My Time (http://casting.benetton.com/) que agora entra em sua terceira edição. A Benetton criou sua própria rede social, de onde emergem os modelos de seus ensaios fotográficos. Nesse projeto Paulo Barcelos fez parte do time de pesquisadores de comportamento social ajudando a desenhar como a interface do site deveria funcionar para incentivar o processo de “viralização”. O projeto teve sucesso enorme e acabou por mudar fundamentalmente a maneira como a Benetton escolhe seus modelos: nada de agências de moda, agora é a própria rede que define o ideal de beleza da marca.
A experiência de se passar quase dois anos na Fabrica, Centro de Pesquisa em Comunicação do Grupo Benetton, foi enriquecedora e esclarecedora em diversos aspectos de minha carreira. Uma das partes mais importantes do processo foi entender meu próprio posicionamento no mercado de comunicação, onde eu saí de Minas Gerais como um designer gráfico com tímido interesse pelas mídias digitais e voltei como um tecnologista criativo apaixonado por entender como sentimentos e emoções podem ser invisivelmente traduzidos em sistemas, programas, circuitos e linhas de código”, conta o mineiro.
Paulo conheceu o trabalho da Fabrica da Benetton quando ainda trabalhava como webdesigner em Belo Horizonte. Enviou seu portfólio e acabou sendo chamado para duas semanas de “teste” na Itália. O resultado foi uma bolsa de um ano e, passado esse período, um convite para outro ano, agora como bolsista sênior. Ainda no Brasil, participou de um coletivo - o Azucrina (www.azucrina.org), no qual morava, trabalhava e se divertia com um grupo de designers, músicos e artistas e essa experiência lhe ensinou bastante sobre as relações entre as pessoas, a arte e a indústria. Aliás, Paulo também é músico (o último lançamento de sua banda pode ser visto em www.pequenamorte.com.br), o que segundo ele, ampliou seu entendimento do mercado cultural.
Outro grande aprendizado para Barcelos foi poder estar no cerne de várias decisões estratégicas de comunicação de uma multinacional como a Benetton e ver, segundo ele, como um projeto interativo de grande porte é imaginado, incubado e implementado. “Esse grande mix de experiências proporcionou um solo fértil para o desenvolvimento de diversos projetos pessoais que passearam pela música digital, experimentos on-line e instalações artísticas, além de projetos de comunicação aplicados onde destaco o desenvolvimento das vitrines interativas para as lojas da Benetton.”
Atualmente, finalizada sua experiência na Itália, Paulo Barcelos está de mudança para Estocolmo, na Suécia, onde pretende dar continuidade aos estudos, desta vez num curso mais específico: Mídia Digital na escola Hyper Island (www.hyperisland.se).
Espaço de criação
A Fabrica, um centro de pesquisa em comunicação da Benetton, foi criada em 1994 e está localizada em Treviso, na Itália, num complexo arquitetônico restaurado pelo arquiteto Tadeo Ando. Trata-se não só de uma escola, agência de publicidade ou universidade e sim um laboratório de criatividade, uma incubadora de talentos na qual jovens artistas e designers vindos do mundo todo desenvolvem projetos inovadores e exploram novas direções entre as inúmeras possibilidades de comunicação existentes - design, música, filmes, fotografia, publicidade e internet. (Veja mais em www.fabrica.it).
fonte: Agência Minas