Minas Gerais concentra a maioria das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a alunos de baixo nível socioeconômico. Esta é uma das conclusões do estudo “Excelência com Equidade”, pela Fundação Lemann. A avaliação foi feita com base em dados da última edição da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação.
O estudo selecionou 215 escolas que garantem o aprendizado dos estudantes mesmo em condições adversas - baixa escolaridade dos pais e baixa renda, por exemplo. Todas as instituições selecionadas são públicas e 109 delas – 50,7% do total – estão localizadas em Minas Gerais. De acordo com a pesquisa, estas instituições contribuem para que os alunos de suas regiões atinjam patamares satisfatórios de desempenho educacional.
As instituições de ensino foram escolhidas por atender a uma série de critérios. O aprendizado satisfatório de pelo menos 70% dos alunos em português e matemática, ao fim do primeiro ano do ensino fundamental (5ª série), é um dos mais representativos.
As escolas selecionadas pelo estudo também deveriam apresentar evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC - de 2007 para 2009 e de 2009 para 2011, além de ter alcançado nota mínima de 6,0 na última edição do estudo, em 2011.
“O trabalho das escolas passou a ser orientado por objetivos com foco no aprendizado do aluno. O acompanhamento contínuo, não deixando nenhum aluno ficar para trás, é outra prática presente em todas as escolas analisadas, que também puderam embasar suas ações pedagógicas em dados e informações sobre o aprendizado. Além de fazer alunos e profissionais se sentirem bem, estas escolas souberam lidar com todo o contexto familiar do aluno e do próprio entorno da escola”, conclui o estudo.
Na comparação com os demais estados, o desempenho das escolas mineiras se sobressai. O segundo estado com mais instituições de ensino classificadas no estudo é Paraná, com 31 escolas, seguido por São Paulo, com 21, e pelo Ceará, com 18.
A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002, que tem como objetivo contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores são os grandes objetivos da instituição. Para cumprir essa missão, a instituição aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação, entre eles estimular a produção de dados e informações de alta qualidade sobre educação e disseminá-los na sociedade.