A Expocachaça, considerada a maior feira do agronegócio da cachaça no Brasil, estima movimentar até R$ 19 milhões, entre os dias 06 e 09 de junho, durante a Superagro 2013, no Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte. O evento, agora em sua 22ª edição, vem novamente com a concepção de Feira e Festival, se firmando como uma proposta aberta a novos expositores com uma programação eclética, onde negócios, lazer, gastronomia, turismo, cultura e espetáculo, interagem em um mesmo espaço.
Este ano, serão cinco restaurantes e dois mil assentos para atender ao público, um palco para shows e o espaço Brasilbier da cerveja artesanal e Espaço da Caipirinha. “A Expocachaça vem cumprindo um importante papel no segmento ao reunir toda a cadeia produtiva, desde os que se dedicam à produção, à comercialização, ao estudo e ao desenvolvimento tecnológico do agronegócio da cachaça e da cana-de-açúcar”, disse o diretor de Marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes.
Com um público médio anual de 90 mil pessoas, a Expocachaça recebe produtores de Minas e de vários estados, apresentando diversas marcas da bebida para comercialização tanto no atacado quanto no varejo. “Participam também da Feira associações, cooperativas, entidades do setor, empresas de insumos, equipamentos e serviços de apoio à produção e comercialização do destilado”, enumera Mendes.
Mercado Promissor
O setor movimentou no ano passado R$ 7 bilhões, através de 40 mil produtores espalhados pelo país. O segmento emprega cerca de 600 mil pessoas entre postos diretos e indiretos, de acordo com dados do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC). Realidade econômica que atrai à Expocachaça centenas de marcas que hoje ocupam vitrines no Brasil e no exterior, servindo ainda como palco para inúmeras tomadas de decisões que auxiliam na mudança de conceitos a respeito da cachaça, já que no ano passado os Estados Unidos reconheceram a bebida como produto “genuinamente brasileiro”.
Neste ano, um dos destaques da feira será a presença da cadeia produtiva da cerveja artesanal no evento, o BrasilBier. O objetivo é reforçar a importância das microcervejarias no cenário mineiro e nacional, destacando os benefícios e os diferenciais competitivos.
Entre as cervejarias confirmadas estão a Áustria, Backer, Baumgartner, Krug Bier, Viena Bier, Karavelle, Germania, Artesamalt, Kremer e Wals - além da exposição de diversas marcas e produtos do setor, diversos produtores de equipamentos e suprimentos (Best Brew, H.Martin, Master Print, Bolachas para cervejas, D&E Inox, Fipex, dentre outros).
O evento também contará com a presença de cervejeiros caseiros, com discussões sobre tema em mesas redondas, cursos de fabricação, palestras técnicas, consultorias, harmonizações e o Prêmio de Excelência da Cerveja.