A FIEMG (Federação das Indústrias do Sul de Minas Gerais), por meio da Regional Sul, em Pouso Alegre, iniciou um trabalho de desenvolvimento com 18 municípios do Sul de Minas para a construção de uma agenda de convergência capaz de ampliar a visibilidade dos municípios e melhorar a qualificação profissional, e a capacidade de atração de investimentos nas cidades do Sul do Estado.
A iniciativa nasce do contato entre as lideranças municipais e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por meio do projeto Regional Sul em Ação –Desenvolvimento Efetivo do Sul de Minas, em andamento na sede da FIEMG, em Pouso Alegre, desde o dia 06.
Idealizado pelo presidente da FIEMG Regional Sul, Dr. Ary Novaes, o projeto Regional Sul em Ação foi criado para aproximar as lideranças políticas e a realidade empresarial visando o planejamento de ações públicas concretas e capazes de fortalecer e apoiar o empresariado de todo o Sul de Minas, utilizando os produtos e serviços do Sistema FIEMG como vetor estratégico para o desenvolvimento de novos negócios.
Durante os trabalhos e sob a liderança do Dr. Ary Novaes, cada representante de município participante, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, apresentou as potencialidades e demandas de sua cidade, permitindo interação e o compartilhamento de algumas práticas competitivas, dando início à construção de um desenho real e concreto de algumas agendas.
Para o presidente da Fiemg, Regional Sul, Dr. Ary Novaes, idealizador do encontro, a construção de uma agenda de convergência é muito importante para garantir um planejamento futuro que leve em conta o perfil industrial do Sul de Minas, além de permitir a criação de mais um canal de diálogo que vai ajudar ainda no processo de conhecimento sobre a realidade empresarial da região e no desenvolvimento econômico das cidades.
“Está sendo muito importante a participação das cidades. Muitas boas ideias surgiram numa perspectiva de que para os próximos anos teremos uma agenda que de fato vai acelerar o desenvolvimento, fortalecendo os negócios existentes e garantindo oportunidades de novos negócios, com geração de emprego e renda”, disse Dr. Ary Novaes.
O diretor de operações do Sebrae Fábio Veras, convidado para o evento pelo presidente da FIEMG Regional Sul, Dr. Ary Novaes, proferiu palestra e destacou a importância da mudança de cultura do gestor público para melhorar a visibilidade do seu município e conseguir atrair investimentos.
“No encontro foi possível identificar um conjunto de ações extraordinárias isoladas, acontecendo individualmente, em algumas cidades do Sul de Minas, e outras cidades sem tanta clareza do caminho que devem seguir para atrair investimentos e desenvolver sua economia, simplesmente porque o gestores públicos não conversam com os empresários”, disse Veras.
O projeto Regional Sul em Ação – Desenvolvimento Efetivo do Sul de Minas continua até sexta-feira, e acontece no auditório da FIEMG Regional Sul a partir das 9h.
Nos dois primeiros dias de trabalho participaram os municípios de Camanducaia, Cambuí, Congonhal Córrego do Bom Jesus, Estiva, Gonçalves, Inconfidentes, Itapeva, Monte Sião, Pouso Alegre, São João da Mata, Turvolândia, Senador Amaral, Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, Careaçu e Guaxupé.