Belo Horizonte (19/03) – Um passo importante para a reforma do ginásio poliesportivo Jornalista Felipe Henriot Drummond, o Mineirinho, foi dado na sexta-feira (16/03), com a publicação do edital para contratação da empresa que vai realizar a etapa inicial das obras.
Nesta fase, serão feitas a recuperação e a manutenção da estrutura de concreto da fachada e da cobertura que é tombada pelo Instituto Estadual Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O valor máximo para a obra, de acordo com o edital, é de R$ 5,6 milhões.
A expectativa é que a empresa vencedora seja definida dentro de 90 dias. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em junho próximo e devem estar concluídas em março de 2013.
Paralelamente a essa reforma ainda haverá outras intervenções na área externa do Mineirinho, como terraplenagem, paisagismo e asfaltamento, que serão realizadas antes da Copa das Confederações, marcada para começar em 15 de junho de 2013.
O Mineirinho é o maior ginásio poliesportivo da América Latina e, há muito tempo, merecia uma reforma, uma vez que é um ícone de Minas e do esporte.
O ginásio está sob a gestão do Governo de Minas, que tem a obrigação de zelar por esse espaço. Agora, além de tudo isso, é preciso cumprir um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal junto à FIFA para a Copa.
“No caso do Mineirinho, está acertado que o espaço será usado como apoio durante a Copa. É mais um excelente estímulo para cuidar do nosso patrimônio”, explica Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.
Feira do Mineirinho
Conforme decidido em audiência pública na Assembléia Legislativa, em 29 de fevereiro, a Feira do Mineirinho permanecerá em funcionamento no ginásio por três meses.
Nesse período será escolhido outro local para funcionamento da feira com a participação de todos os envolvidos