16/09/2014 08h55
Haddad terá verba federal para construir mais 2 BRTs
Até março, São Paulo terá em execução as obras de 165 quilômetros de corredores de ônibus, segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), que na manhã desta segunda-feira, 15, assinou dez contratos com a Caixa Econômica Federal para ter R$ 2,6 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O dinheiro será usado para construir mais dois BRTs (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) que, juntos, terão 32 quilômetros de extensão.
Do total, R$ 1,9 bilhão será destinado à construção de corredores de ônibus e obras viárias. O restante do recurso será investido em piscinões, um parque linear em Perus, na zona oeste, e obras de drenagem. É a terceira vez que Haddad recebe dinheiro do PAC para investir em mobilidade urbana e drenagem. Ao todo, a Prefeitura já recebeu mais de R$ 13 milhões do governo federal.
"Em 2015 e 2016, São Paulo vai transformar-se em um canteiro de obras. Os 165 quilômetros de corredores estarão em execução até março", disse Haddad. O governo federal liberou R$ 487 milhões para o BRT Perimetral Bandeirantes-Salim Farah Maluf (16 quilômetros) e mais R$ 529 milhões para a extensão Itaim Paulista-São Mateus, que começam a ser construÃdos em 2015. Segundo Haddad, a cidade tem 37,5 quilômetros de corredores em obras. Neste ano a Prefeitura começará a construir 60,8 quilômetros. Todos os 165 quilômetros têm recursos do PAC.
Entre os corredores que começarão a ser construÃdos ainda neste ano estão os BRTs da Radial Leste (17 quilômetros) e da Avenida Aricanduva (14 quilômetros), que devem ficar prontos em dois anos. Os BRTs têm faixas de ultrapassagem para os ônibus e pontos maiores do que os tradicionais.
Superarticulados
Esses corredores também vão servir para reorganizar a distribuição das linhas de coletivo de São Paulo, além de poder receber ônibus biarticulados e superarticulados. O evento na Caixa teve a participação dos ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e das Cidades, Gilberto Occhi.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo